Dilma reconduz Janot ao cargo de Procurador-Geral da República
Janot foi o nome mais votado em eleição realizada entre os membros do MPF que resultou em uma lista tríplice encaminhada à presidenta.
Publicado em
A presidenta Dilma Rousseff decidiu reconduzir o atual Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, para mais um mandato de dois anos à frente do Ministério Público Federal (MPF). A decisão foi noticiada pelo “Blog do Planalto”, neste sábado (8).
Janot foi o nome mais votado em eleição realizada entre os membros do MPF que resultou em uma lista tríplice encaminhada à presidenta. A votação foi a mais expressiva de um candidato ao cargo desde a instituição da eleição em 2003, segundo a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).
O atual Procurador-Geral da República recebeu 799 votos, 81,2% do total seguido pelos subprocuradores-gerais, Mario Bonsaglia, 462 votos, e Raquel Dogde, 402.
Em nota, o Ministério da Justiça destacou a autonomia constitucional garantida à instituição.
Confira a nota na íntegra:
“A Presidenta da República, Dilma Rousseff, decidiu reconduzir ao cargo de Procurador-Geral da República o dr. Rodrigo Janot. A decisão foi informada ao próprio Procurador-Geral na manhã deste sábado (8), em reunião oficial no Palácio do Alvorada, realizada com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
A escolha da presidenta Dilma Rousseff acolhe, novamente, posicionamento da maioria dos membros do Ministério Público Federal, assegurando assim, de fato, a autonomia estabelecida na Constituição de 1988 a esta importante instituição da República.
Ministério da Justiça”
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Blog do Planalto