Professora Bebel tem apoio das ruas e defende uma Piracicaba para todos
Compromisso com a inclusão e o desenvolvimento econômico e social movem chapa petista na cidade
Publicado em
A candidata do PT em Piracicaba, Professora Bebel, tem como vice o Dr. Perci. A chapa petista tem compromisso com a inclusão e o desenvolvimento social e econômico de Piracicaba e não quer deixar ninguém para trás.
Bebel disse que a prioridade da campanha está focada nos bairros da periferia. A candidata explicou que Piracicaba está dividida entre uma cidade de cartão postal que é linda e reconhecida e outra que está escondida nas periferias por falta de opção de políticas públicas que sejam inclusivas.
Nesta reta final, a campanha tem recebido o apoio das ruas e a avaliação da candidata é que existe possibilidade de chegar ao segundo turno das eleições. “Tenho feito agendas com todos os setores da sociedade e em todos os bairros somos muito bem recebidos. Temos feito muitos bandeiraços, caminhadas, carreatas. Os bairros de Piracicaba nunca viram tanto movimento”.
Leia mais: Eleições 2024: Casa 13 traz novidades para atender candidaturas do PT
“No sábado (5), vamos promover uma caminhada pela manhã e à tarde faremos uma carreata que vai percorrer toda a cidade e só vai acabar às 20 horas. Estou otimista, vai ser voto a voto até o final”, disse a candidata.
Política de transportes para resgatar a periferia
A candidata do PT disse, em uma de suas agendas, que a falta de uma política de transportes na cidade segrega a população pobre na periferia.
“A falta de uma política de transportes faz com que exista uma população invisível. A única política que a cidade conheceu foi na gestão do prefeito José Machado do PT, depois disso não houve mais nada e a política de transportes deteriorou-se. Os prefeitos que o sucederam têm diminuído as rotas de ônibus e afetado de forma gritante as periferias de Piracicaba”.
Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.
Bebel lembrou que a cidade tem 92 mil pessoas muito pobres que estão escondidas. Ela citou que Piracicaba tem o 12º maior PIB do estado de São Paulo e contribui com 1,3% do PIB paulista, mas não distribui essa renda. Segundo o IBGE, a população da cidade é de 438.827 mil habitantes.
“No debate, o atual prefeito disse que aumentou em 7% o emprego na cidade. E dirigiu uma pergunta para mim. Respondi que ampliou o emprego em Piracicaba porque o governo Lula aumentou em 44% os repasses do Bolsa Família para a nossa cidade. E que essa é uma tendência nacional, basta ver os números do Caged. Esses empregos foram gerados em Piracicaba porque a economia cresceu, porque houve maior consumo das pessoas e rotatividade econômica”.
Conheça o time do Lula na Casa 13 clicando aqui.
Falta de oportunidade para os Jovens
A candidata também tem falado da falta de oportunidade para os jovens piracicabanos. “Falta emprego. Os jovens não têm para onde ir quando terminam o ensino médio. Temos 55 mil estudantes que acabam os estudos e não tem uma universidade para continuarem a sua formação. Estamos batalhando para trazer uma universidade federal aqui para a cidade. Desde que a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimesp) fechou portas, o problema da falta de oportunidades só tem aumentado.” Em 2021, a Unimesp fechou 30 cursos em 3 campi, reduzindo a oferta de vagas no Ensino Superior na cidade.
A candidata também falou sobre meio ambiente e a sustentabilidade, além do problema recorrente da falta de água na cidade. “Tenho feito agendas com todo o mundo para tratar desse problema. Falo com a população carente, com empresários, com a comunidade negra, com a juventude”.
Leia na íntegra as propostas da candidata clicando aqui.
Bebel disse que outra proposta que está sendo muito bem recebida é usar o esporte como forma de integrar os jovens na sociedade. “Eu mesmo apoio iniciativas neste sentido. Temos 26 times de futebol que contam como nosso apoio. São equipes formadoras de jogados que retiram os jovens das ruas e oferecem uma oportunidade. E não é só o futebol, tem o skate também”.
Da Redação