Professores universitários se unem à luta contra o golpe e pela democracia

Manifesto, assinado por mais de 1,3 mil professores, critica a iniciativa do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB)

Foto: Ichiro Guerra

Um grupo de professores universitários divulgou manifesto na internet, nesta quinta-feira (10), em que se posicionam contra o processo de impeachment em andamento contra a presidenta Dilma Rousseff. Para eles, esse instrumento não pode ser utilizado para ameaçar ou enfraquecer a democracia brasileira.

“Nós, professores universitários abaixo assinados, vimos a público para reafirmar que o impeachment, instituto reservado para circunstâncias extremas, é um instrumento criado para proteger a democracia. Por isso, ele não pode jamais ser utilizado para ameaçá-la ou enfraquecê-la, sob pena de incomensurável retrocesso político e institucional”, diz o documento.

O manifesto, assinado por mais de 1,3 mil professores, critica a iniciativa do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB).

“Papéis institucionais não podem, nem por um instante, ser confundidos com interesses políticos pessoais, nem com agendas partidárias de ocasião que desprezem o interesse da sociedade como um todo”, afirmam os professores.

“O que está em jogo agora são a democracia, o Estado de Direito e a República, nada menos. Acompanharemos tudo com olhos vigilantes e esperamos que, ao final do processo, a presidente da República possa terminar seu mandato”, finaliza o texto.

Da Redação da Agência PT de Notícias