Pronatec 2 terá 12 milhões de vagas

Primeira fase atendeu 8 milhões de alunos e será concluída neste ano

​O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) criado em 2011, é o maior programa de formação profissional e tecnológica do país. Realizado em parceria com o Senai, Senac, Senar e Senat (sistema S), o projeto vai cumprir a meta de oferecer 8 milhões de vagas para jovens e trabalhadores até o final deste ano. E, a partir de 2015, o Pronatec 2 vai oferecer 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos e 646 cursos de qualificação.

Para a presidenta Dilma, o Pronatec tem grande importância para o crescimento do país: “Esse é um programa pelo qual tenho um especial orgulho. Tenho dito que vamos entrar num novo ciclo de crescimento no Brasil e que as coisas estão sendo plantadas para isso. O Pronatec é a grande plantação para o futuro. Teremos outro país se tivermos uma geração de técnicos”, disse.

O programa ampliou expressivamente a oferta de educação profissional e tecnológica. Em 2002, existiam 140 escolas técnicas no país. Entre 2003 e 2014 foram construídas e estão funcionando mais 422 escolas técnicas federais. O Rio de Janeiro, por exemplo,  registrou 514,6 mil matrículas nos cursos do Pronatec. Na Bahia, 400,6 mil pessoas se matricularam de 2011 a 2013. Os mais de 570 cursos oferecidos são pagos pelo governo e ministrados pelo sistema S.”Para o trabalhador, um trabalho mais qualificado significa aumento do salário, da renda dele e da família”, diz Dilma.

Os cursos técnicos para quem concluiu ou está matriculado no ensino ensino médio têm duração mínima de um ano. Os de Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional são para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda e têm duração mínima de dois meses. Os cursos de informática, logística e os de técnico em segurança são os mais procurados entre os cursos de maior duração.

Os mais solicitados, entre os de menor duração, são os de almoxarife e operador de computador. Dilma lançou a segunda fase do Pronatec no segundo semestre deste ano.  O programa terá quatro estratégias principais: formação empreendedora para micro e pequenos empresários; expansão do número de matrículas; organização nacional e valorização da trajetória de formação e expansão e modernização das redes de educação.

 

Por Aline Baeza, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast