PT convoca Conferência e Jornada de Formação
Resolução aprovada pela Executiva Nacional determina a realização de uma série de atividades de planejamento e de formação nos estados e municípios
Publicado em
A Comissão Executiva Nacional do PT aprovou em sua última reunião, no dia 5 deste mês, uma resolução que convoca a etapa nacional da Conferência Nacional “Paulo Freire” de Formação e Educação Política para ser realizada no mês de setembro de 2021.
Dentro do planejamento da Executiva Nacional, que apontou a necessidade de o partido organizar uma Rede Nacional de Núcleos de Estudos, Vivências e Lutas, deverão ser realizadas uma série de atividades pela Secretaria de Formação e demais secretarias nacionais.
As secretarias nacionais de Formação e de Organização serão as responsáveis pela elaboração do Regimento e Funcionamento da Conferência Nacional “Paulo Freire” de Formação e Educação Política.
As atividades vão incluir a realização de etapas zonais e/ou municipais estaduais e também etapas livres que serão feitas através de encontros e seminários das secretarias nacionais, coordenação setoriais e poderão também ser convocadas livremente pela militância petista. As etapas municipais começam em maio, de acordo com o cronograma da Secretaria de Formação.
Para a preparação dessas etapas serão realizadas Jornadas Nacionais para formar educadoras e educadores militantes, que terão como tarefas imediatas contribuir na organização das etapas zonais, municipais e livres da Conferência e dos Núcleos de Vivências, Estudos e Lutas nos seus territórios
As ações formativas propostas pela Secretaria Nacional de Formação do PT serão executadas pela Escola Nacional de Formação e pela Fundação Perseu Abramo.
Confira a íntegra da resolução aprovada pela Comissão Executiva Nacional do PT:
Resolução da CEN sobre a Formação Política.
Considerando a resolução dessa Comissão Executiva Nacional (CEN), de 22 de Janeiro, que convocou a Conferência Nacional “Paulo Freire” de Formação e Educação Política do PT;
Considerando o Planejamento da CEN, que apontou a necessidade de organizarmos uma Rede Nacional de Núcleos de Estudos, Vivências e Lutas;
A CEN resolve:
1 – Convocar a etapa Nacional da Conferência Nacional “Paulo Freire” de Formação e Educação Política do PT para setembro de 2021.
2 – A etapa nacional deve ser precedida de etapas zonais e/ou municipais, estaduais e livres.
3 – As etapas livres são os Encontros e Seminários das Secretarias Nacionais, das Coordenações Setoriais, ou também podem ser organizadas livremente por militantes petistas.
4 – Delegar às Secretarias Nacionais de Formação Política e de Organização a elaboração do Regimento e Funcionamento da Conferência.
5 – Realizar Jornadas Nacionais para formar Educadoras e Educadores Militantes, que terão como tarefas imediatas contribuir na organização das etapas zonais, municipais e livres da Conferência e dos Núcleos de Vivências, Estudos e Lutas nos seus territórios.
6 – Orientar os Diretórios Zonais e Municipais a indicarem pelo menos dois filiados/as para a Primeira Jornada Nacional de Formação de Educadores/as Militantes.
7 – Orientar a militância petista a se engajar nas atividades do Centenário do companheiro Paulo Freire e na Campanha em Defesa do seu Legado.
8 – Orientar as Secretarias Estaduais, Municipais e Zonais de Formação Política a trabalharem de forma integrada com as demais Secretarias e Setoriais para que possamos mobilizar nossa militância para as atividades da Conferência, da Jornada, organizando os Núcleos de Vivências, Estudos e Lutas nos territórios e as ações formativas propostas pela Secretaria Nacional de Formação Política e executadas pela Escola Nacional de Formação e pela Fundação Perseu Abramo.
05 de fevereiro de 2021.
Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores.
Da Redação, com Secretaria Nacional de Formação/PT