PT em Recife reforça oposição ao PSB

Diretório municipal aprovou resolução no dia 31 de janeiro. Uma das propostas é reaproximar partido dos movimentos sociais

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Recife reforçou, em documento aprovado no último dia 31, oposição ao atual prefeito da capital pernambucana, Geraldo Júlio (PSB). Na resolução, o partido também defende a reaproximação com os movimentos sociais da capital pernambucana.
“É fundamental reatar os laços com os movimentos sociais no Recife e estar presente em suas lutas travadas na cidade”, afirma a legenda, no documento.

Na resolução, o diretório municipal criticou o perfil conservador do atual prefeito de Recife. Além disso, os petistas criticaram as iniciativas de Geraldo Júlio. Para o diretório, as ações do gestor são uma tentativa de acabar com as políticas públicas conquistadas nos 12 anos do governo PT à frente da capital pernambucana.

Como orientação política, o PT Recife quer melhorias na saúde; uma política de participação popular; mobilizar a retomada da política habitacional; construir as habitações iniciadas no governo PT, além de outras ações definidas no “Plano de Lutas”.

Além disso, o diretório reconhece os desafios enfrentados pela presidenta Dilma Rousseff diante da oposição no País. A legenda também voltou a defender a reforma política e a regulação da mídia como medidas necessárias para o desenvolvimento do Brasil.

Leia a resolução na íntegra:

RESOLUÇÃO POLÍTICA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO RECIFE

Reunido no Sinttel – Sindicato dos trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Recife, aprovou por ampla maioria uma resolução que deverá orientar sua ação política neste próximo período.

Este Diretório reconhece os desafios que estão colocados para o governo Dilma, tanto pela conjuntura mundial quanto pelas forças de oposição no país e se coloca na sua defesa, de forma intransigente e nas lutas pelas Reformas Política e das Comunicações, importantes passos para que o país possa retomar seu desenvolvimento em novas bases políticas.

O debate central desse Diretório tem como foco a cidade do Recife e as condições de vida do seu povo. É fundamental reatar os laços com os movimentos sociais no Recife é estar presente em suas lutas travadas na cidade.

O perfil conservador da atual gestão, revelado de forma mais clara no segundo turno das eleições de 2014, tem se evidenciado no conjunto de ações que representam uma tentativa de desmonte das políticas públicas construídas ao longo de 12 anos de governos petistas.

Para atuar dentro desse contexto e considerando o caráter conservador do projeto político implementado na Prefeitura do Recife, que representa um conjunto de ataques à classe trabalhadora, este Diretório delibera que, no município, o PT vai fazer OPOSIÇÃO ao Governo Geraldo Júlio/PSB, dialogando com a decisão já tomada no Diretório Estadual. Essa resolução política deve orientar o posicionamento de todos os seus dirigentes, parlamentares, militantes é filiados.

Essas tarefas devem ser planejadas e realizadas, considerando a conjuntura, tanto no âmbito estadual, quanto nacional e até internacional, com as quais devem interagir.

Nesse sentido, propomos:
-Organizar o debate político interna e externamente, de forma ampla e generosa;
-Disputar o imaginário da população e atrair militantes sociais, na perspectiva da construção de uma sociedade mais igualitária e mais justa;
-Criar as condições para intervir, enquanto partido, na conjuntura eleitoral em 2016;
-Se reaproximar daqueles que ajudaram a reeleger Dilma no segundo turno, na perspectiva de voltar a se constituir um relevante ator coletivo, propor uma agenda que unifique os partidos de esquerda, Movimentos Sociais, Juventude, Sindicais, Academia e Movimentos Populares.

Esse reposicionamento do PT Recife deve ter como orientação política o seguinte Plano de Lutas:
-Mobilizar os setores ligados à luta pela moradia, para pressionar pela retomada da política habitacional do governo Municipal, bem como a retomada da construção dos habitacionais não concluídos nas gestões petistas;

-Cobrar da PCR ações para melhorar a questão da mobilidade urbana, que passa pela conclusão da Via Mangue, retomar a construção dos corredores de transportes e de ciclovias.

-Retomar as ações de valorização da cultura do Recife, Multicultural, descentralizado e participativo.

-Por um desenvolvimento e planejamento urbano que resgate o grau de pertencimento da população por sua cidade.

-Por uma política efetiva de participação popular, tendo como referência o programa do Orçamento Participativo.

-Por melhorias na qualidade da educação e cumprimento das Metas do PNE;

-Reafirmar a importância do SUS e retomar importantes políticas públicas como o Programa de Saúde da Família. Este Diretório também se posiciona contrário ao modelo de privatização da saúde pública, implantado pela atual gestão.

-Pelos Direitos Humanos; ( Igualdade Racial, Gênero, LGBT é Juventude)

-Pelo resgate de uma política efetiva de Esporte e Lazer.

-Pela valorização e respeito aos trabalhadores da Prefeitura, nas diversas áreas do governo.

-Defender nossos sonhos de uma sociedade mais justa e igualitária, de uma cidade ambientalmente sustentável e socialmente mais justa, em respeito à natureza, em respeitos às pessoas que lhe emprestam sua alma e alegria, dando ao Recife toda uma identidade.

Essa é nossa utopia. Essa é nossa luta.

Recife, 31 de janeiro de 2015.

Por Aline Baeza, da Agência PT de Notícias