PT participa de reunião para debater luta contra o neocolonialismo moderno
Encontro deu prosseguimento ao debate sobre a criação de um Foro para enfrentar as práticas do neocolonialismo moderno e promover o multilateralismo
Publicado em
Em parceria com o Partido Rússia Unida foi realizada nesta terça-feira (31) a segunda reunião para debater a organização do Foro de luta contra as práticas de neocolonialismo moderno. O Foro reúne partidos da África, América, Ásia e Europa e visa promover o multilateralismo.
A reunião foi coordenada pelo ex-presidente da Rússia Dmitri Medvedev e o porta-voz do PT foi o secretário-geral Henrique Fontana. Também esteve presente o dirigente Romênio Pereira, titular da Secretaria de Relações Internacionais. E a secretária-executiva do Foro de São Paulo, Mônica Valente, participou do encontro.
De acordo com a Secretaria de Relações Internacionais do PT, “o Foro é um espaço multilateral que dialoga com diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) de combate ao Neocolonialismo e tem uma atuação cooperativa em busca de um mundo justo e igualitário”.
Em seu discurso Fontana abordou o papel e a importância da integração multipolar como ferramenta de enfrentamento ao imperialismo, e o protagonismo do Brasil na atual conjuntura.
“Consideramos a consolidação desse fórum contra as modernas práticas do neocolonialismo fundamental, para garantir o desenvolvimento harmônico de todas as nações com crescimento sustentável, capaz de enfrentar a desigualdade absurda que existe hoje entre as diferentes nações, enfatizou o secretário-geral do PT.
Da Redação, com SRI