PT: três meses para constituir Comissões Provisórias
PEDex pretende renovar os quadros do Partidos dos Trabalhadores
Publicado em
No dia 25 de outubro de 2015, o PT realiza o Processo de Eleição Direta Extraordinário (PEDex) em todo o Brasil para eleger as novas direções partidárias para conduzir o Partido nas eleições municipais de 2016. O processo é feito por meio do voto direto dos filiados e filiadas, nos municípios com Comissões Provisórias criadas.
Para isso, informa a Secretaria Nacional de Organização, duas tarefas serão fundamentais.
As Direções Estaduais terão até o dia 14 de abril para nomear novas Comissões Provisórias. Para tal, a Direção Estadual deverá escolher três homens e três mulheres filiados ao PT e com domicilio eleitoral no município. Eles deverão, ainda, representar a pluralidade de opiniões do partido no município e indicar, além do presidente ou presidenta, pelo menos um secretário ou secretária e um tesoureiro ou tesoureira.
A nova Comissão Provisória e sua composição deverá ser registrada na Justiça Eleitoral. Também é fundamental que cada Comissão Provisória tenha CNPJ próprio para poder receber as contribuições financeiras de filiados e filiadas.
Além disso, é preciso organizar campanhas especificas de filiação para ampliar o número de mulheres, jovens, negros e índios na militância do PT. Os Diretórios a serem eleitos no PEDex deverão obedecer aos critérios de paridade de gênero e cotas de etnia e juventude.
Para se filiar ao PT é necessário participar, até o dia 28 de abril, de uma plenária de formação ou dos congressos municipais.
Atualmente, 139,5 mil pessoas tiveram o pedido de filiação aprovado. Esse contingente precisa, agora, participar de uma atividade de formação para concluir o processo de filiação ao PT.
De acordo com a Secretaria de Organização (SORG), as tarefas para 2015 exigirão muito fôlego, mobilização, articulação social e política do partido.
Veja a lista de Diretórios e Comissões Provisórias do PT.
Da Redação da Agência PT de Notícias