PT vai à Justiça contra Marina Silva por difamação

A candidata acusou o partido de “assaltar” os cofres da Petrobras

O Partido dos Trabalhadores entrou com uma representação criminal no Ministério Público Eleitoral (MPE) contra a candidata Marina Silva (PSB) por difamação. Marina afirmou, na quinta-feira (11), durante sabatina realizada pelo jornal O Globo, que o PT seria responsável por um “assalto” aos cofres da Petrobras.

“Não consigo imaginar que as pessoas possam confiar em um partido que coloca por 12 anos um diretor para assaltar os cofres das Petrobras”, declarou, ao fazer referência às suspeitas levantadas contra o ex-presidente da petrolífera, Paulo Roberto Costa.

As declarações de Marina não se baseiam em fatos, mas em acusações infundadas. A intenção de ofender ficou evidente quando a candidata atribuiu a responsabilidade da nomeação do servidor sob suspeita ao PT e sugeriu que não ser um partido confiável.

Para o coordenador jurídico do PT, Flávio Caetano, a candidata extrapolou, e muito, o mero direito de crítica, ferindo a integridade da sigla. “O PT não aceita que sua honra seja atacada por nenhum candidato à presidência, seja ele quem for”, disse.

Segundo ele, o crime de difamação ficou evidente com a tentativa da candidata em macular imagem do PT para obter vantagem frente aos eleitores. Segundo o Código Eleitoral, configura crime eleitoral a difamação durante propaganda eleitoral ou visando fins de propaganda, quando há ofensa à reputação do candidato ou partido ou acusação de fato não comprovado.

Em caso de condenação, a pena varia de três meses a um ano de detenção e pagamento de multa, de 5 a 30 dias-multa. O MPE tem até dez dias para se pronunciar.

Aécio – O candidato do PSDB, Aécio Neves, também está sendo acionado pelo PT pelo mesmo motivo. O tucano repetiu as palavras de Marina Silva, no último sábado (6), em vídeo publicado em sua rede social. “Eles usaram o mesmo termo. Parece até que foi combinado”, observou Flávio Caetano.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias