“Quanto melhor estiver o Rio de Janeiro, melhor estará o Brasil”, diz Lula

Na capital fluminense, presidente inaugurou o Terminal Intermodal Gentileza (TIG) e o BRT Transbrasil

Ricardo Stucket

O presidente Lula, na inauguração do Terminal Intermodal Gentileza e início das operações do BRT Transbrasil, no Rio de Janeiro Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Lula participou, nesta sexta-feira (23), no Rio de Janeiro, da cerimônia de inauguração do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), considerado o maior integrador de transporte público da capital fluminense, e do BRT Transbrasil, que inicia gradualmente as operações após um investimento de R$ 2 bilhões, incluindo R$ 1,2 bilhão em financiamento federal.

O TIG conecta os serviços do novo BRT Transbrasil, do VLT e dos ônibus municipais. A estimativa é atender diariamente cerca de 150 mil pessoas, que passarão a fazer viagens bem mais curtas no transporte coletivo (clique aqui para mais detalhes).

“Quando eu falo que eu gosto do Rio de Janeiro, é porque o país e o governo federal tem que cuidar de todas as cidades, mas o Rio de Janeiro tem que ser cuidado de uma forma muito especial, porque, além de tudo, o Rio de Janeiro é o cartão postal desse país, em qualquer lugar do mundo que a gente for”, disse Lula, ao lado da esposa, Janja Lula da Silva, do prefeito Eduardo Paes, dos ministros Jader Filho (Cidades) e Anielle Franco (Igualdade Racial), do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, entre outros presentes.

“O que vocês estão recebendo hoje é uma entrega de uma prefeitura que tem compromisso com o povo do Rio de Janeiro”, disse Lula. Ele acrescentou que, independentemente da amizade que tem com Eduardo Paes, considera fundamental o apoio do governo federal ao Rio de Janeiro.

“Todos vocês sabem que eu nunca faltei em nenhum momento em que esse estado precisou de recursos, ou a cidade precisou. Eu sempre achei que a gente tinha obrigação de ajudar, porque quanto melhor estiver o Rio de Janeiro, melhor estará o Brasil”, disse Lula.

Ao lamentar que as obras inauguradas hoje tenham ficado paralisadas por 11 anos, o presidente alertou que haverá eleições municipais neste ano e que a população precisa saber escolher os melhores prefeitos e vereadores.

“Obviamente que o povo não tem totalmente culpa pelo tipo de governante que, de vez em quando, é eleito aqui nesse estado. Você sabe a diferença do companheiro Eduardo Paes, quando governou da outra vez, você sabe a diferença do Eduardo Paes agora, e você sabe quem veio depois dele e o que aconteceu”, afirmou Lula.

O prefeito, por sua vez, voltou a destacar que Lula foi o presidente que mais fez pelo estado e pela capital do Rio de Janeiro.

“Em 2009, meu primeiro ano de governo, a gente apresentou esse projeto para o senhor. E quem passa por aqui, quem anda por esse boulevard e atravessa o túnel que o senhor atravessou hoje, quem vê o Museu do Amanhã, quem vê o Museu de Arte do Rio, quem vê o Cais do Valongo, quem vê todas as unidades residenciais que estão saindo aí, saibam que se não fossem a crença e a fé desse homem naquilo que a gente falava sobre o Rio de Janeiro não teria acontecido”, disse o prefeito.