Quaquá assume ABM e defende protagonismo municipalista

Prefeito de Maricá é novo presidente da Associação Brasileira de Municípios e promete fortalecer o papel das cidades no desenvolvimento nacional

Site do PT

Nova gestão, novos desafios: Quaquá assume a ABM com foco no desenvolvimento municipal

O prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá (PT), tomou posse nesta terça-feira (25) como presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), em cerimônia realizada na sede da entidade, em Brasília. O evento reuniu prefeitos, parlamentares e lideranças políticas de todo o país, consolidando o início de um novo ciclo para a entidade.

Em seu discurso, Quaquá reafirmou o compromisso de transformar a ABM em um espaço de discussão estratégica sobre o desenvolvimento do Brasil a partir das cidades. “A política só faz sentido se for para transformar a vida das pessoas. Para levar políticas para os locais mais distantes. Vamos colocar os municípios brasileiros no centro do debate nacional”, afirmou. Ele também destacou a importância de estreitar a relação entre os governos locais e a União, para “ajudar a formular políticas públicas que fortaleçam o papel dos municípios na federação”.

Leia mais: Washington Quaquá toma posse na presidência da ABM nesta terça-feira (25)

Personalidades presentes

Representando o governo federal, o secretário de Relações Institucionais da Presidência, Olavo Noleto, parabenizou Quaquá pela nova função e reforçou a confiança na sua liderança. “Ele é um avião e vai voar na condução da ABM”, disse. 

Já o deputado federal (PR) e ex-prefeito de Cruzeiro do Oeste, Zeca Dirceu, destacou a importância da atuação dos prefeitos na construção de um Brasil mais justo. “O protagonismo dos municípios é essencial para levar políticas públicas a quem mais precisa. O trabalho da ABM sob a liderança de Quaquá será fundamental para fortalecer essa atuação”, afirmou.

Além de Quaquá, Noleto e Dirceu, também compuseram a mesa de cerimônia Ary Vanazzi, ex-prefeito de São Leopoldo (RS) e presidente que deixava o cargo, e Chica do PT, prefeita de Cariranha (BA). 

O evento ainda contou com as presenças de Jilmar Tatto, deputado federal (SP) e secretário nacional de Comunicação do PT; Gleide Andrade, secretária nacional de Finanças e Planejamento do PT e Rogério Carvalho, líder do PT no Senado.

Tatto elogiou o novo presidente e ressaltou a relevância da tarifa zero no transporte público como uma das pautas que deverão ganhar ainda mais força sob sua gestão. “A ABM tem um histórico de debates e promoção de políticas públicas. Com o prefeito Washington Quaquá à frente, tenho certeza que tarifa zero no transporte público será uma das principais pautas da entidade. Vamos trabalhar em parceria com a Frente Parlamentar”, afirmou.

Leia mais: Tarifa zero: Jilmar Tatto defende sistema único de mobilidade em todo o país

Fortalecimento dos municípios

A nova gestão da ABM terá como foco a realização de seminários regionais para dialogar com prefeitos e gestores municipais. A ideia é reunir experiências bem-sucedidas e consolidar propostas para fortalecer os municípios no cenário político nacional. “Vamos promover um amplo debate sobre os rumos do país a partir da realidade dos municípios, onde, na verdade, as pessoas vivem”, enfatizou Quaquá.

Fundada em 1946, a ABM desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para cidades pequenas e médias, com iniciativas que envolvem a tarifa zero, moedas sociais e incentivo à agricultura familiar. Quaquá assume a entidade com a missão de fortalecer essas ações e ampliar o debate sobre o municipalismo como ferramenta essencial para o avanço do país.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast