Reforço do sistema contra cheias em Porto Alegre é prioridade de Maria do Rosário

Candidata petista à Prefeitura da capital gaúcha inicia a semana com entrevista, conversas com eleitores e agendas com candidatos da coligação

Divulgação

A candidata Maria do Rosário discute as propostas para a cidade em contato direto com o povo

Na manhã desta segunda-feira (2), a candidata do PT à Prefeitura de Porto Alegre, Maria do Rosário, destacou, durante entrevista à Rádio Gaúcha, a necessidade de mudanças na estrutura do sistema contra cheias na capital. A deputada federal pretende recriar o Departamento de Esgotos Pluviais, extinto em 2017, e realizar reformas em estruturas como casas de bombas, diques e o muro da Mauá. A candidata, que tem Tamyres Filgueira (PSOL) como vice na chapa, ressalta que, se eleita, “não deixará faltar geradores a nenhuma casa de bomba”.

Outra proposta apresentada pela candidata durante a entrevista, é a recriação do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), extinto em 2017 durante o governo de Nelson Marchezan.

Para Maria do Rosário, o custo causado pela extinção do DEP é superior ao de recriá-lo. “Quanto custou extinguir o DEP? Quanto custou não ter engenheiros especializados na linha de frente do cuidado das águas pluviais?”, questionou. Para a candidata do PT, ter uma inteligência pública instalada é proteger a cidade. “Nós vamos nos valer principalmente da estrutura que está instalada no próprio Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), procurando especializá-la e provavelmente realizando concursos para engenheiros. Há recursos”, afirmou.

Leia mais: Com o apoio de Lula e Gleisi, PT aposta em Lúdio Cabral para 2º turno em Cuiabá

No restante do dia, Maria do Rosário cumprirá agendas com candidatos a vereadores da coligação, gravará programas, entre outras agendas previstas. Na noite de hoje (02), Rosário participará do lançamento do Comitê Suprapartidário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Melhorias em todos os bairros da cidade

No sábado (31), Maria do Rosário e Tamyres Filgueira começaram as atividades com um caminhada no bairro Restinga, e aproveitaram a oportunidade para se conectar com os moradores e entender melhor as necessidades da comunidade. Localizado na zona sul, e distante do centro de Porto Alegre, é um bairro com vida própria e um comércio vibrante, mas que sofre com a falta de ações e de políticas públicas da prefeitura.

Nessa perspectiva, Maria do Rosário destacou que sua gestão assumirá um compromisso abrangente e contínuo com o bairro Restinga. Ela frisou que pretende investir em questões fundamentais para a melhoria da qualidade de vida local – “desde os ônibus que tem que voltar a ter linhas adequadas com mais horários, às creches que precisam de mais vagas, assim como no lazer e na cultura que são característicos da Restinga”, frisou.

Para a candidata, o retorno das linhas de ônibus e a ampliação das vagas em creches são necessidades urgentes que tem um impacto direto no cotidiano dos moradores. Além disso, investir em lazer e cultura não só enriquece a vida comunitária, mas também fortalece o tecido social e promove um sentimento de pertencimento e identidade.

Veja imagens da campanha de Maria do Rosário (crédito das três primeiras fotos é de Lucas Pitta Klein; crédito das duas últimas fotos é de Duda Brogni):

A candidata do PT também abordou aspectos cruciais para melhorar a qualidade da saúde dos moradores do bairro Restinga. Entre as ações que pretende implementar, ela destaca a instalação de uma maternidade e um Hospital da Mulher, autorizadas pelo presidente Lula, e que atenderão a uma demanda histórica da comunidade, proporcionando cuidados especializados e acessíveis para as mulheres e mães da região.

Além disso, a proposta de Maria do Rosário de qualificar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da comunidade da Restinga é essencial para melhorar a eficiência do sistema de saúde local. A inclusão de pediatras nas UBS e a redução das filas para exames e outros atendimentos são medidas que podem transformar a experiência dos pacientes, oferecendo um atendimento mais ágil e completo.

“Essas iniciativas demonstram o nosso compromisso com a saúde pública que visa não apenas ampliar a infraestrutura, mas também aprimorar a qualidade do cuidado cotidiano,” ressaltou Maria do Rosário, durante a caminhada no bairro Restinga.

Ainda pela manhã, a candidata visitou a Feira Mercadão do Produtor na Coronel Massot, na Zona Sul Porto Alegre, conversou com os feirantes e clientes da feira, ouviu as demandas do bairro e apresentou suas propostas de governo. Entre as principais pautas trazidas pelos moradores estão o lixo nas ruas e as filas para especialidades e exames na saúde. “É muito proveitoso quando visitamos os bairros. Não apenas pelo apoio que recebemos, mas porque as pessoas trazem os problemas que afetam o seu dia a dia,” observou a candidata.

Na tarde de sábado, a agenda de Maria do Rosário e Tamyres seguiu com caminhada no Cruzeiro.

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast