Reformas preservarão investimentos e programas sociais, afirma Dilma

Presidenta participou, na manhã desta quinta, de inauguração da pista leste da Via Mangue, em Recife (PE) e cobrou que engajamento da população na luta contra o mosquito transmissor do zika vírus

Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de abertura ao tráfego da pista leste da Avenida Celso Furtado - Via Mangue. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff garantiu, durante inauguração de uma via expressa em Recife (PE) nesta quinta-feira (21), que o governo federal tem como principais objetivos, no atual momento, reequilibrar o orçamento, reduzir a inflação e reconstruir a capacidade de investimento público e privado no País.

“Nós estamos, neste ano que passou, 2015, e agora nesse início de 2016, enfrentando grandes desafios e enfrentando também uma situação bastante instável no mundo. O mundo hoje passa também por um momento crítico. O nosso objetivo neste momento é reequilibrar o orçamento do país, reduzir a inflação e reconstruir a capacidade de investimento público e privado no país”, declarou.

A presidenta assegurou que, mesmo com o ajuste fiscal, o governo continuará a investir no País. “Mesmo tendo que fazer ajustes, nós continuamos investindo. Todas as reformas são para preservar investimentos e programas sociais”, falou a presidenta.

Além disso, Dilma voltou a defender o lançamento da terceira fase do programa Minha Casa, Minha Vida ainda neste ano. “E eu estou confiante de que, neste ano, nós vamos lançar a terceira fase do Minha Casa, Minha Vida e, com isso, a gente vai ajudar milhões de pessoas a ter acesso à casa própria. Nós também vamos fazer concessões e vamos continuar apoiando todas as iniciativas de segurança hídrica em relação à seca”, completou a presidenta.

Ao discursar durante a cerimônia em Recife, Dilma também reforçou a importância do diálogo em defesa da democracia, de buscar acordos, unidades e ação conjunta nas questões mais importantes para o País.

“A democracia tem esta flexibilidade, ela permite que, ao mesmo que você critica, reivindica, que você propõe, que você seja também, em algumas questões, capaz de agir em conjunto. Eu acho que é fundamental para o Brasil que sejamos capazes de agir na mesma direção e no mesmo sentido”, afirmou.

Ela ainda cobrou a conscientização da população para impedir a proliferação do mosquito transmissor do vírus da dengue, do zika e chikungunya.

“Nós temos de fazer todo esforço e o Ministério da Saúde está vendo, com todos os grandes laboratórios brasileiros e internacionais, como faremos para ter a vacina, não só contra o vírus da dengue, mas também contra o Zika”, garantiu Dilma.

Via expressa – A presidenta participou, na manhã desta quinta, de inauguração da pista leste da Via Mangue, em Recife (PE). De acordo com o Palácio do Planalto, o novo sentido da avenida possui 4,37 quilômetros de extensão. A via expressa faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e custou R$ 433,2 milhões.

A estimativa é que mais de 1,56 milhão de habitantes serão beneficiados pela obra. Ainda segundo o Planalto, desde 2003, o governo federal investiu, por meio do Ministério das Cidades, R$ 23 bilhões somente em Recife, sendo R$ 20,5 bilhões em mobilidade urbana.

O investimento total no estado de Pernambuco, desde 2003, é de R$ 34,6 bilhões, sendo R$ 20,5 bilhões em mobilidade urbana.

Da Redação da Agência PT de Notícias