Repasses da União aos municípios para a saúde estão acima da média

Dinheiro do SUS repassado às 5.568 prefeituras representou 84,4% do total executado pela saúde para cidades brasileiras

Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que repasses do Ministério da Saúde às prefeituras nos primeiros seis meses de 2015 estão 21,2% acima da média da execução nacional no segmento. A diferença entre o que foi repassado e a execução é de 14,8%.

“Exclusivamente para os municípios, foram empenhados R$ 27,4 bilhões”, informa comunicado da CNM sobre os repasses de recursos federais da saúde para as prefeituras. A instituição dimensiona que R$ 23,2 bilhões foram efetivamente repassados aos municípios. “Dessa forma, a execução é de 84,4% – acima da (média) nacional”, completa.

Os repasses têm origem na conta do Sistema Único da Saúde (SUS) do Tesouro Nacional. Segundo a CNM, a execução da saúde chegou a 69,6% no primeiro semestre deste ano e foram empenhados R$ 71,8 bilhões.

Desse total, afirma a representante das 5.568 cidades brasileiras, já foram pagos quase R$ 50 bilhões, sendo R$ 980 milhões de restos a pagar (RAPs).

Educação – Na área da educação, a CNM identificou a execução de R$ 59,2 bilhões até junho, ou 62,5% do orçamento empenhado, de R$ 94,7 bilhões. Do total, R$ 59,2 bilhões foram executados, o que representa 59%. Desse valor, R$ 8,5 bilhões corresponde à RAPs de anos anteriores.

Para as prefeituras, a Educação empenhou R$ 19,7 bilhões e foram pagos R$ 11,8 bilhões, incluindo RAPs. Os repasses são feitos por meio de programas como Alimentação Escolar (Pnae), Transporte Escolar (Pnate) e via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Por Márcio de Moraes, da Agência PT de Notícias