Revisão do PIB pela OCDE resulta de sólidas políticas do governo, dizem senadores

OCDE eleva previsão de alta do PIB brasileiro de 1,9% para 2,9% em 2024; senadores petistas apontam que o crescimento econômico consistente traz benefícios diretos para a população

Agência Brasil

PIB em alta, inflação em baixa, avanços importantes das políticas macroeconômicas do governo Lula

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) atualizou suas projeções de crescimento econômico global. Agora, a entidade aposta que o PIB brasileiro crescerá expressivos 2,9% neste ano, bem acima do 1,9% da previsão anterior, feita em maio. Para 2025, o ajuste também foi agressivo: de 2,1% para 2,6%.

Para o senador Humberto Costa (PT-PE), a revisão positiva feita pela OCDE reflete o sucesso das sólidas políticas que estão sendo construídas pelo governo Lula.

“Estamos aumentando investimentos públicos, estimulando investimentos privados, gerando empregos formais com recordes históricos, crescendo a renda e controlando a inflação com absoluto rigor sobre as contas públicas. Lula já fez isso e está fazendo de novo”, destacou o senador.

Além disso, Humberto Costa lembra que o crescimento do PIB brasileiro tem sido possível graças a inclusão das camadas mais pobres da sociedade no orçamento público, como prometido pelo presidente Lula.

“Nossa receita para crescimento inclui os mais pobres no orçamento e tem ampla repercussão social positiva. O Brasil está voltando aos trilhos de potência global dos quais nunca deveria ter saído”, completou Humberto.

Já o senador Paulo Paim (PT-RS) aponta que o bom momento vivido pela economia brasileira refletirá diretamente na geração de emprego e renda para a população. O desemprego recuou para 6,8% em julho deste ano, menor taxa da história para o mês.

“Essa elevação na projeção de crescimento do Brasil é um sinal claro de que estamos no caminho certo. Isso se refletirá diretamente na geração de emprego e renda para a população, além de promover o fortalecimento e aprimoramento dos programas sociais, garantindo melhorias nas condições de vida e na inclusão social no país”, disse Paim.

O líder do governo Lula no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) compartilha da opinião dos colegas de bancada e aponta que a melhora da projeção da OCDE reflete o bom ambiente econômico do país proporcionado pelo governo Lula.

“Estamos crescendo acima de todas as expectativas do mercado porque tomamos medidas certeiras que estão aquecendo a economia. Tem mais dinheiro circulando na praça e a inflação está sob controle. Com isso, as famílias consomem mais, o comércio vende mais, a indústria produz mais e contrata mais”, apontou o senador.

Leia mais: Efeito Lula: PIB per capita deve bater recorde em 2024, diz FGV

O resultado desse ciclo de desenvolvimento, segundo Jaques Wagner, aparece no PIB.

“O mais importante é que esse crescimento é consistente e acontece com redução das desigualdades, ou seja, melhorando a vida da população. Com o tempo, o país vai melhorar ainda mais”, conclui o senador Jaques Wagner.

Prévia da inflação apresenta recuo

Em setembro, a prévia da inflação oficial do país ficou em 0,13%, abaixo da taxa de 0,19% registrada em agosto, e também dos 0,35% apurados em setembro do ano passado, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado na quarta-feira (25/9) pelo IBGE. No acumulado dos últimos 12 meses, a taxa está em 4,12%, abaixo dos 4,35% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Do PT no Senado