Rio corre contra o tempo para as Olimpíadas

Último balanço da prefeitura do Rio indica que todos os projetos estão dentro do prazo previsto para 2016

Na última quinta-feira (15), os organizadores dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, anunciaram o programa para venda dos 7,5 milhões de ingressos da competição.

Em paralelo, a preparação para deixar tudo pronto para receber as mais de 700 competições avança dentro do prazo previsto de execução.

A informação é do balanço apresentado pelo prefeito carioca, Eduardo Paes (PMDB), no fim de dezembro. Segundo Paes, os primeiros equipamentos olímpicos ficarão prontos no segundo semestre de 2015.

Estão previstos mais de 40 eventos testes para testar as instalações. O orçamento olímpico é de R$ 37,6 bilhões, com 57% de capital privado.

O legado é composto por 27 projetos, 14 tocados pela prefeitura, dez pelo governo do estado e outros três pelo governo federal. Fazem parte deste grupo o BRT Transcarioca, que conta com 39 quilômetros de extensão e possui 47 estações, já entregue; o VLT, que vai ligar os bairros da região portuária ao centro e o BRT, com obras iniciadas; e o BRT Transolímpica, que vai conectar a Barra da Tijuca ao complexo de Deodoro e está 50% concluído.

Entre as instalações esportivas, o Parque Olímpico, que será a casa de 16 modalidades (basquete, ciclismo de pista, ginástica artística, handebol, judô, entre outras), alcançou 70% de conclusão no trabalho das redes subterrânea, incluindo drenagem, água e eletricidade. As Arenas Cariocas estão com as estruturas de concreto e da cobertura na fase final de montagem.

A Vila dos Atletas, que conta com 31 prédios, atingiu 60% de conclusão. Todos os edifícios foram erguidos e a fase agora é de obra nas fachadas.

No Complexo Esportivo de Deodoro, sede de 11 modalidades, ocorre a adaptação de instalações que receberam os Jogos Pan-Americanos de 2007 e os Jogos Mundiais Militares de 2011, com 60% das áreas de competição permanentes construídas.

Por Tiago Falqueiro, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast