Robson Almeida: A moral é a base

O PT, pelas suas origens, pelo legado deixado por Lula, pelos seus quadros, possui enormes virtudes que devem ser sempre exploradas e cultivadas

Lula Marques/Agência PT
Tribuna de Debates do PT

O que acontece com o Brasil e acontece em todo mundo se analisarmos bem tem como base a moral. Todos problemas, sejam eles político, econômico e social, têm a moralidade como base.

Sem moral a casa cai, não precisa fazer nada. Por que é importante a base moral? A sociedade no geral tem raízes profundas de dependência material e consumo.

A ênfase entre a dependência material e consumo gera uma discrepância em ser humano e o ter propriedade ter prestígio ter poder.

O “Ter” sendo exacerbado abre as portas para a cobiça e assim para o ódio do indivíduo, cobiça e ódio são as causas do medo, da corrupção, das guerras.

Quando um indivíduo começa a ansiar por algo que não tem ele perde o equilíbrio e pode roubar ou se se não obtêm aquilo que anseia ele gera ódio, violência verbal e física.

Uma característica da sociedade advinda do desequilíbrio e ter o hábito de rotular.

E estes rótulos frutos de cobiça e ódio geram mais cobiça e mais ódio e são usados diuturnamente pelos meios de comunicação para manipulação em massa das mentes dos indivíduos.

Uma análise sincera da realidade mostra que a questão não é ser de esquerda ou direita, ser católico ou evangélico, ser comunista ou capitalista, ser americano ou russo; a questão é qual quantidade de cobiça e ódio há na mente de cada um de nós que nos escraviza, qual a quantidade de amor, compaixão, alegria e serenidade há na mente de cada um de nós que nos liberta.

Cultivar virtudes morais e éticas são fundamentais.

Sabendo disto, o PT, que por experiência própria vivido situações difíceis, deve pautar na verdade e compreensão da realidade e diálogo, não adianta apelar, partir para ataques verbais ou físicos, ou seja fazer o jogo – mais do mesmo – dos ignorantes adversários.

Claro que às vezes temos que nos defender de agressões e sim devemos firmemente fazer a defesa, isso se faz com diálogo, mobilização constante e muita compaixão: “perdoem eles não sabem o que fazem estão atolados talvez na ira no medo na corrupção ou na enfermidade que eles não sejam punidos pelos seus mal atos.”

Cada militante do PT deve procurar ser auto dependente. Não é a ideologia, nem a nacionalidade, nem a religião que vai fazer o militante melhor e sim sua moral (não fazer nada que prejudique outro ser) e as virtudes (verdade, tolerância, generosidade, sobriedade, serenidade e amor) que devem a cada dia a cada reunião ser cultivadas.

O PT, pelas suas origens, pelo legado deixado por Lula, pelos seus belíssimos quadros, possui enormes virtudes que devem ser sempre exploradas e cultivadas. O estatuto e o código ética do PT não devem ser meramente palavras no papel ou simples apego intelectual devem ser sempre lidos com muito respeito e postos em prática mantendo claro a humildade e a democracia.

Sem criar tensões, confiantes no trabalho de base, e a consciência tranquila se vence todos obstáculos.

Por Robson Almeida, participante das primeiras reuniões de criação do PT em Caeté-MG, formado em Engenharia, para a Tribuna de Debates do 6º Congresso. Saiba como participar.

ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast