Santander prega medo à reeleição de Dilma a clientes ricos

Vantagem eleitoral é usada na estratégia ardilosa da especulação financeira


santander

Mensagem no extrato para clientes ricos prevê que a melhora de Dilma nas pesquisas vá elevar os juros futuros e derrubar bolsa

Nas últimas semanas, o Banco Santander embarcou na campanha do medo da reeleição da presidenta Dilma Rousseff, com especulações que apostam no caos econômico.

A mensagem, endereçada aos correntistas da categoria “Select”, com renda mensal superior a R$ 10 mil, afirmava que a subida da petista causaria aumento dos juros futuros e queda na Bolsa.

Em nota oficial, o banco reconhece que as avaliações tendenciosas e se desculpa com os clientes. “O texto veiculado no extrato mensal pode permitir interpretações que não são aderentes a essa diretriz (critérios exclusivamente técnicos)”, diz o texto.

A estratégia não é nova. Em 2002, diante da campanha vitoriosa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o economista brasileiro, Diego Costa, analista do banco norteamericado Golman Sachs, criou o “Lulômetro”, tecendo especulações sobre o Risco-Brasil e a alta do dólar.

 

 

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast