Santander prega medo à reeleição de Dilma a clientes ricos
Vantagem eleitoral é usada na estratégia ardilosa da especulação financeira
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Nas últimas semanas, o Banco Santander embarcou na campanha do medo da reeleição da presidenta Dilma Rousseff, com especulações que apostam no caos econômico.
A mensagem, endereçada aos correntistas da categoria “Select”, com renda mensal superior a R$ 10 mil, afirmava que a subida da petista causaria aumento dos juros futuros e queda na Bolsa.
Em nota oficial, o banco reconhece que as avaliações tendenciosas e se desculpa com os clientes. “O texto veiculado no extrato mensal pode permitir interpretações que não são aderentes a essa diretriz (critérios exclusivamente técnicos)”, diz o texto.
A estratégia não é nova. Em 2002, diante da campanha vitoriosa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o economista brasileiro, Diego Costa, analista do banco norteamericado Golman Sachs, criou o “Lulômetro”, tecendo especulações sobre o Risco-Brasil e a alta do dólar.
Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias