Saúde e clima são destaques no plano de Lúdio Cabral para Cuiabá

Médico do SUS há 28 anos, atendento comunidades periféricas, petista destaca parceria com o presidente Lula para ampliar de 111 para 312 as equipes de saúde da família e melhorar o atendimento na atenção primária

Criação PT redes

Lúdio propõe um governo participativo para resolver questões estruturais, como a saúde, maior problema de Cuiabá

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o médico sanitarista e deputado estadual petista Lúdio Cabral é o candidato do PT a prefeito de Cuiabá (MT) às eleições de outubro, pela coligação Coragem e Força para Mudar, formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) e partidos aliados (PSD, PSOL e Rede Sustentabilidade).

Lúdio trabalha há 28 anos na saúde pública, atendendo nos postos de saúde dos bairros periféricos e comunidades da capital e da região metropolitana. A saúde é tema central do plano de governo de Lúdio, que vai buscar na parceria com o governo federal e o presidente Lula para ampliar de 111 para 312 equipes de saúde da família e melhorar o atendimento na atenção primária em Cuiabá.

“A saúde pública é o principal problema da população de Cuiabá hoje. Nós vamos resolver os problemas da saúde com propostas objetivas e ações concretas. Eu trabalho há 28 anos na saúde pública e Cuiabá tem a oportunidade de, pela primeira vez na sua história, ter um médico prefeito, de ter o prefeito da saúde, para ir lá na ponta junto com os servidores melhorar a qualidade da saúde e a população sentir, finalmente, que temos uma saúde de qualidade em Cuiabá”, disse Lúdio.

Investimentos para a saúde do povo

O candidato propõe também a implantação do Hospital Infantil e Maternidade público, a contratação das equipes multidisciplinares (eMulti) com cardiologistas, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, profissionais de educação física, entre outros. Lúdio ainda destacou a necessidade de reabertura das Policlínicas do Coxipó, Planalto e CPA, reforma da Policlínica do Pedra 90 e implantar uma policlínica na região Oeste da cidade.

A coligação Coragem e Força para Mudar tem priorizado campanhas nas ruas e praças de Cuiabá, com caminhadas, diálogo com a população para apresentar o programa de governo desta frente de partidos. “Vamos enfrentar o poder das máquinas e do dinheiro com muita mobilização popular, afirmou Lúdio.

Leia mais: Luciano Cartaxo: “o gestor precisa estar perto do povo”

Vereador em Cuiabá por dois mandatos (2005 a 2012), Lúdio foi candidato a prefeito da capital mato-grossense (2012) e a governador (2014). Eleito deputado estadual, em 2018, para sua reeleição, em 2022, mais que dobrou a votação, com quase 50 mil votos, um dos mais votados do estado.

Meio ambiente

Agora candidato a prefeito, Lúdio coloca o tema ambiental como um dos pontos centrais do seu programa de governo. “Precisamos de políticas públicas eficazes para enfrentar a emergência climática. O calor extremo pode tornar a cidade inabitável nos próximos anos”, afirma o médico sanitarista.

“Cuiabá precisa de arborização e a criação de corredores verdes urgentemente. Nosso programa engloba saneamento, gestão de resíduos sólidos, agricultura nas proximidades da cidade, segurança hídrica, construções sustentáveis e matriz energética”, afirma Lúdio. Conhecedor da cidade, ele destaca que Cuiabá tem “capacidade de gerar energia solar descentralizada por meio de cooperativas populares, o que traria justiça climática para a população, que suporta temperaturas de até 45 graus, sobretudo com o desconforto do trabalho e do transporte precários”.

Diálogo e respeito com os indígenas

Característico da cidade, Cuiabá tem grande concentração de comunidades indígenas e outros grupos étnicos. E o programa de governo da Coligação Coragem e Força para Mudar teve um olhar também para esta realidade. Nesse ponto, Lúdio afirma a necessidade de que seja estabelecido o “diálogo que leve em consideração as características culturais dessas variadas populações, com reconhecimento, respeito e acolhimento às especificações dessas populações.”

“A nossa caminhada é junto do povo, lado a lado, olho no olho, ouvindo a população de perto, para mudar Cuiabá de verdade. Estou confiante de que estabelecendo um diálogo positivo e de aprendizado com a população a cidade teremos a oportunidade de vivenciar um governo que reflete nosso projeto histórico, enriquecido por diversas lideranças, quadros técnicos, empresários, acadêmicos a população trabalhadora e entidades da sociedade civil”, diz Lúdio.

“Nossa proposta de realizar um governo participativo é essencial para superarmos os desafios estruturais de saúde, que é o maior problema de Cuiabá hoje, saneamento, respeitando a diversidade cultural e étnica, com atenção especial à pauta ambiental como fator fundamental para o futuro da capital mato-grossense e do povo cuiabano”, destaca o candidato a prefeito Lúdio Cabral.

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.