Segundo semestre será de recuperação da atividade econômica, diz Mantega
Ministro avalia que o empresariado se mantém confiante poruque não estão demitindo
Publicado em
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse em entrevista ao jornal Valor que não importa se as contas nacionais, na próxima semana, apontarem para uma retração da atividade econômica no segundo trimestre. Isso porque o segundo semestre já dá sinais de retomada do crescimento e, se a economia internacional se recuperar um pouco mais, 2015 trará também o aquecimento da indústria.
“Vários problemas que ocorreram no primeiro semestre estão sendo superados. A seca, a inflação que acelerou até março e de abril para cá está em queda”, disse Mantega. “Combater a inflação – e é bom dizer que nós somos sempre muito rigorosos com isso – é prioritário. Isso fez com que mesmo em um ano eleitoral tivéssemos uma das políticas monetárias mais restritivas que já tivemos”.
O ministro disse que não pretende aumentar a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que deve continuar em 5% ao ano para apoiar o investimento, mesmo com a Selic a 11% ao ano.
“As empresas no Brasil mantêm o trabalhador, não demitem, porque confiam que a economia brasileira vai se recuperar. Para mim, esse é um indicador de confiança”, avalia Mantega ao ponderar que não está sendo exageradamente otimista.
Da redação da Agência PT de Notícias
Leia mais em: