Suplicy é detido pela PM por tentar proteger moradores em reintegração
Polícia expulsou 350 famílias de terreno e reprimiu protesto de moradores; ex-senador tentou barrar ação e foi levado à força à delegacia. Assista ao vídeo
Publicado em
O ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP) foi detido na manhã desta segunda-feira (25) ao tentar impedir pacificamente a reintegração de posse de um terreno na zona oeste da capital.
A Polícia Militar do Estado de São Paulo, comandada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), cumpriu na manhã desta segunda (25) a reintegração de posse de um terreno ocupado há pelo menos três anos por cerca de 350 famílias carentes na Cidade Educandário, zona oeste de São Paulo.
De acordo com o jornal “O Estado de S. Paulo”, houve protesto de moradores e a PM agiu com violência contra a população. Segundo relatos, o confronto começou porque uma criança foi atingida por uma bomba de gás lacrimogênio e os moradores se revoltaram.
O ex-senador e pré-candidato a vereador Eduardo Suplicy acompanhava a ação da PM e se deitou no chão para tentar impedir a reintegração. O ex-senador foi retirado à força por policiais, detido e levado ao 75º DP.
Pela manhã, moradores saiam com móveis como geladeira, fogão e cadeiras. Eles só foram avisados da decisão judicial na sexta (22) e a maioria não teve tempo de levar os pertences para outro lugar.
Repercussão
A detenção de Suplicy foi um dos assuntos mais comentados do Twitter. As tags #Suplicy e #FreeSuplicy estiveram no topo dos assuntos mais usados pelos internautas. Personalidades da política, cultura e comunicação também demonstraram apoio ao ex-senador e candidato a vereador na cidade de São Paulo.
Veja alguns tuites:
Orlando Silva, deputado federal (PCdoB-SP)
Triste pelas famílias desocupadas da Cidade Educandário, em São Paulo, e pela prisão de @esuplicy durante a reintegração de posse.
— Orlando Silva (@orlandosilva) July 25, 2016
Patrus Ananias, ex-ministro do Desenvolvimento Agrário
Truculência com ex-senador @esuplicy demonstra tipo de força que move o Golpe no país – fascista, deturpada, sectária. #FreeSuplicy — Patrus Ananias (@Patrus_Ananias) July 25, 2016
Racionais, grupo de rap
Luiz Thunderbird, apresentador
Entrevistei o @esuplicy ontem. Grande figura pública, um exemplo de cidadão.
Lastimável esse “alckminismo” insano!#FreeSuplicy— Luiz Thunderbird (@LuizThunderbird) July 25, 2016
Hildegard Angel, jornalista
Prenderam o Suplicy! #freeSuplicy pic.twitter.com/em1lBPFRB7 — Hildegard Angel (@hilde_angel) July 25, 2016
Roberto Requião, senador (PMDB-PR)
Prender Suplicy é rematada é estupida violência do governo Alkimin. #freeSuplicy
— Roberto Requião (@requiaopmdb) July 25, 2016
O ex-senador Suplicy se recusa a ver a PM desocupar 350 famílias na ZS e se deita no chão para impedir a remoção.https://t.co/QdhH63FOdn
— Midia NINJA (@MidiaNINJA) July 25, 2016
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações de “O Estado de S. Paulo”