Tarcilei de Brito: “A gente não tem dúvida, estamos ganhando a eleição a cada dia”

Ao Café PT desta quarta (2), candidato a prefeito em Teófilo Otoni (MG) falou do legado das gestões petistas no município

Reprodução/TvPT

Tarcilei: “Estamos fazendo uma campanha com a nossa militância totalmente ativa"

Os dois mandatos exitosos do petista Daniel Sucupira em Teófilo Otoni (MG), que tem 80% de aprovação da população, somados ao preparo do candidato do PT, Tarcilei de Brito, indicam grandes chances de vitória nas urnas no próximo dia 6 de outubro.

“A gente não tem dúvida que estamos ganhando a eleição a cada dia, a cada reunião, a cada caminhada nos bairros onde a gente recebe o apoio e o carinho do nosso povo”, declarou Tarcilei durante entrevista nesta quarta-feira (2) ao programa Café PT da TvPT.

Secretário de cinco pastas nos últimos sete anos, entre elas saúde e planejamento, e mestre em Administração Pública pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Tarcilei afirma que o projeto é dar continuidade a todas as obras e programas.

Leia mais: Em Teófilo Otoni (MG), Gleide Andrade reforça candidatura de Tarcilei à Prefeitura

“Teófilo Otoni não pode dar um passo para trás, nem para pegar impulso. As pessoas estão dando um voto de confiança para a continuidade desse projeto que não começou agora com o Daniel, começou lá atrás com a nossa prefeita, a saudosa Maria José Haueisen”, assinalou Tarcilei, ao contar que a ex-deputada estadual governou a cidade também por dois mandatos e trouxe legados importantes como a universidade federal, o restaurante popular, conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida, o instituto federal, o Samu, as UPAs e outras políticas públicas que transformaram a vida de população mais pobre.

“Estamos fazendo uma campanha com a nossa militância totalmente ativa, engajada e a população entendendo que o melhor para dar continuidade aos avanços do Partido dos Trabalhadores aqui em nossa cidade é o nosso projeto”, ressaltou ele, que tem como vice o coronel Sandro.

Leia maisEleições 2024: Casa 13 traz novidades para atender candidaturas do PT

Tarcilei conta que sua campanha reverteu um ataque perverso da oposição. Ele se orgulha de suas origens, das conquistas de sua vida acadêmica e diz que quer administrar a cidade para dar oportunidades a pessoas mais pobres.

“A campanha do 13 está um sucesso. Criamos um mote porque a oposição tentou afetar a nossa candidatura pelo fato da gente ser gordo, pelo fato da gente ser preto, de periferia, então a gente criou aqui um mote que é “o gordinho do povo, o gordinho de Lula, o gordinho da zona rural” e a população abraçou, está fazendo o maior sucesso no meio do povo”, relatou.

Reconhecimento

Tarcilei contou que sua candidatura conseguiu o reconhecimento da população devido aos projetos que ele teve a oportunidade de implementar nas duas gestões do prefeito Daniel Sicupira. Os sete anos e meio como secretário o qualificaram, juntamente com a formação na área da gestão de cooperativas na Universidade Federal de Viçosa, as duas graduações da área de gestão pública e recentemente o mestrado em Administração Pública na UFVJM, obra do presidente Lula.

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.

“Então é mais um filho de pobre, filho de motorista e mãe lavadeira que agora teve a oportunidade ter o diploma de mestrado. É por esse legado, para que mais pessoas assim como eu tenham a oportunidade de estudar e ter uma ascensão na vida profissional e na vida acadêmica que a gente não vai descansar nem um minuto, não vamos permitir que nossa cidade pare outra vez. Temos uma janela de oportunidade com o presidente Lula liderando o país e investindo nos municípios, a gente estava sem receber apoio nenhum do governo federal e esse apoio do presidente Lula se transformou em políticas públicas que chegam direto nas periferias, direto na zona rural, direto para quem mais precisa e o povo está reconhecendo”, destacou Tarcilei.

Ele contou que além do apoio do presidente Lula, nos últimos 20 dias sua campanha teve a presença dos ministros Alexandre Padilha, de Relações Institucionais; de Alexandre da Silveira, de Minas e Energia, e de Márcio Macedo, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, além do secretário nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, André Quintão.

Legado

Após a gestão de Maria José Haueisen, Teófilo Otoni traz a lembrança da diferença entre um governo do PT e uma gestão sem compromisso com o povo, avalia Tarcilei.

“O trabalho da Maria José foi interrompido em 2013, mas a cidade lembra a de um grupo que não tem compromisso com quem mais precisa. Voltamos em 2016 com o nosso prefeito atual prefeito Daniel Sicupira e de lá para cá a gente procurou sempre dar sequência no legado que iniciou lá atras, em 2008”, assinalou, antes de um longo relato sobre o tanto a cidade avançou em parceria com os governos Lula e Dilma.
A cidade ficou desassistida sem os recursos do governo federal no governo Bolsonaro e os programas sociais foram desconstruídos nos quatro anos em que o PT não governou a cidade.

Conheça o time do Lula na Casa 13 clicando aqui.

“Fecharam o restaurante popular, as autarquias importantes, tiraram Teófilo Otoni do consórcio de saúde, do consórcio do SAMU, e nossa saúde aqui virou um caos. Reassumimos em 2017 com hospitais fechando as portas por falta de recursos mas rapidamente a gente conseguiu montar um time de secretários com compromisso com o nosso povo, saneamos as dívidas e hoje a gente voltou a ser referência na área da saúde, educação e infraestrutura”, salientou o candidato.

Herança bendita

Tarcilei quer herdar oito anos de gestão que mudaram Teófilo Otoni e apresenta seu Plano de Futuro, concebido de forma participativa, com mais de 30 reuniões na zona urbana e na zona rural discutindo com a população, acolhendo as ideias, os projetos e demandas de cada bairro.

“É um plano que de fato retrata a realidade de Teófilo Otoni, os anseios de nossa população e tem projetos que impactam a rua, o bairro, com programas estruturantes, que vão trazer mais desenvolvimento para nossa cidade, atrair mais investimentos, turismo”, acentua.

Programas importantes como o Médico Noturno foram criados para diminuir a fila da UPA, para dar oportunidade para mães e pais levarem um familiar que precisa ser atendido na urgência. “Se for emergência tem uma ambulância”, completa Tarcilei, ao relatar que o programa foi ampliado e tem dentista noturno, salas de vacinas noturnas e tem também as farmacinhas do povo.

Das 18 creches que a cidade tem hoje, 14 foram construídas no atual mandato e mais uma será inaugurada na próxima semana, com capacidade para 400 crianças, num bairro de periferia. “Temos o compromisso ampliar as creches até zerar a fila de crianças que precisa de creches”, ressaltou.
Com apoio do presidente Lula, foi implementado o programa Avança mais Teófilo Otoni que é o maior programa de investimentos da infraestrutura da cidade nos últimos anos. “Com esse programa a gente já pavimentou mais de 200 ruas na periferia”, assinalou, ao lembrar da reativação do América de Teófilo Otoni que voltou a disputar o Campeonato Mineiro da segunda divisão.

“E criamos o projeto Escola de Esportes, são mais de 800 crianças matriculadas nesse projeto que tem escolinhas de futebol, handebol, voleibol, futebol de areia, dando oportunidade para nossas crianças e adolescentes saírem de um pouco do celular e do computador e praticar um esporte”, destacou. Tarcilei destaca a criação da Casa de Saúde da Mulher, da Casa de Abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica e também da Casa da Mulher para atender aquelas em vulnerabilidade social.

Discutir o futuro

A atual gestão implantou também o distrito industrial que já tem mais de 27 empresas instaladas, gerando mais de 200 empregos direto para os empregos indiretos. “Agora chegou o momento de discutir o nosso futuro. Queremos criar uma ponte entre todas essas políticas que a gente implantou com programas, projetos e ações para os próximos quatro anos”, assinalou.

Tarceilei falou das propostas para a agricultura familiar como o Qualifica Teófilo Otoni, com patrulhas mecanizadas em cada distrito, além de cursos de capacitação para as comunidades rurais, cursos na área de operadores de máquinas, de elaboração e precificação de produtos, de boas práticas e manejo na gestão da produção e comercialização.

“Com isso a gente garante renda no campo porque se as máquinas que a prefeitura colocar a disposição forem operadas por pessoas que moram naquela comunidade, vai gerar renda e emprego no campo”, apontou, ao falar do projeto da agroindústria pública nas comunidades rurais para diversificar a produção, como aconteceu com uma comunidade rural que está construindo a primeira fábrica de vinho e suco de uva.

O restaurante popular da cidade serve mais de mil refeições feitas com produtos da agricultura familiar da região. “Vamos ampliar as operações do restaurante popular para servir também café da manhã”, afirmou.

Compromisso do presidente Lula, a implantação do hospital universitário está sendo analisada pela equipe da ministra da Saúde, Nísia Trindade, informou Tarcilei, ao citar o aeroporto regional que “já tem até uma equipe do Ministério de Portos e Aeroportos sobrevoando nossa cidade para identificar o melhor local, para poder gerar mais desenvolvimento econômico, atrair mais turistas e investidores para a nossa cidade”, anunciou o candidato. Ele planeja ainda impulsionar o processo de emancipação da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) para que as verbas de custeio não precisem passar por Diamantina.

O Plano de Mobilidade Urbana está em fase de aprovação na Câmara Municipal, informou Tarcilei, ao falar do Tarifa Zero que, em seu plano de governo, foi batizando de Busão da Comunidade.

“Com mais pessoas andando de ônibus a gente diminuiu o fluxo de carros de motos no centro da cidade e dá maior fluidez do trânsito. Sabemos hoje que 27 % das pessoas perdem consultas e exames por não ter como se locomover. Todo mundo ganha com o tarifa zero”, sublinhou.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast