TRE de Goiás mantém candidatura de Gomide

Regra que impede mudança de chapa a menos de 20 dias das eleições entrará em vigor apenas em 2016

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás informou que a candidatura de Antônio Gomide (PT) está mantida e os votos dados a ele para governador serão válidos. A decisão sobre a substituição do vice só deve ser anunciada a partir da próxima semana.

Uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (nº 23.405/2014) determina que um candidato só pode ser substituído até 20 dias antes das eleições, exceto em caso de morte. Para Edilberto de Castro, advogado do PT,  a regra só pode valer para as eleições de 2016. “A legislação não está em vigor. Temos toda segurança jurídica para substituir o candidato e todos os votos vão ser válidos”, disse.  O PT protocolou o pedido de candidatura do novo vice: o professor universitário José do Carmo.

Após a renúncia da candidatura do vice de Gomide ao governo de Goiás, o adversário Marconi Perillo (PSDB) tentou confundir os eleitores sobre a validação de seus votos. O tucano colocou carros de som pelo estado de Goiás pedindo que os eleitores votassem nele, alegando que  os votos dados ao candidato Gomide não seriam válidos, já que a renúncia do vice poderia impedir a candidatura do petista.

A Polícia Federal de Anápolis apreendeu um carro de som que servia à campanha do tucano e fazia os anúncios. O motorista do carro de som disse que foi contratado pelo comitê da campanha de Marconi Perillo e que recebeu o CD com o áudio para propagar na Região Norte da cidade.

 

Por Aline Baeza, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast