Vacina contra o ebola será testada em setembro
Segundo OMS, vacina preventiva contra o ebola será testada no próximo mês e, se aprovada, poderá ser comercializada em 2015
Publicado em
Em tempos de epidemia do ebola em países da África, uma boa notícia surge para acalmar os ânimos. Segundo o diretor do Departamento de Vacinas e Imunização da Organização Mundial da Saúde (OMS), Jean-Marie Okwo Bele, a vacina preventiva contra a doença será testada clinicamente em setembro e, dependendo dos resultados, poderá ser disponibilizada já em 2015.
A substância é desenvolvida no laboratório britâncio GSK, será testada nos Estados Unidos e, posteriormente, em um país africano. Segundo Okwo Bele, os resultados talvez sejam divulgados até o fim de 2014. A esperança é no sucesso dos testes, para que a vacina seja comercializada no ano que vem. “Podemos colocar em prática procedimentos de emergência para que, em 2015, possamos dispor de uma vacina”, acrescentou.
O vírus ebola infectou, desde fevereiro, mais de 1.700 pessoas e matou mais de 900. Segundo a OMS, os casos estão concentrados em Serra Leoa, na Guiné-Conacri, na Libéria e na Nigéria. A doença é transmitida pelo contato direto com o sangue, líquido ou tecido de pessoas ou animais acometidos pelo mal. Não há tratamento específico e a taxa de letalidade é superior a 50%.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil