Vice-presidente dos EUA quer recuperar a confiança de Dilma

Em entrevista à Folha, Joe Biden disse que os Estados Unidos querem avançar com a “importante relação” que mantém com o Brasil

O vice-presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, chega nesta segunda-feira (16) ao Brasil para  reatar laços de confiança que foram quebrados com o País após a revelação da prática de espionagem norte-americana contra autoridades brasileira.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Biden falou sobre importância que o governo americano tem dado ao Brasil.  “Irei a Brasília me encontrar com a presidenta Dilma Rousseff e com o vice-presidente Temer, porque acredito nos benefícios de tratar cara-a-cara e com o maior respeito das nossas mais importantes relações”, afirmou.

A maior expectativa do político americano é de que a relação entre Brasil e EUA volte a ter o mesmo vigor de antes de junho de 2013, quando foi abalada pelas revelações de Edward Snowden. Ele mostrou que a Agência Nacional de Segurança (NSA, em inglês) espionava vários cidadãos brasileiros, incluindo a presidenta.

Em janeiro, o presidente americano Barack Obama estendeu aos cidadãos do mundo inteiro os mesmos direitos de privacidade dos americanos – acabando com o monitoramento. “Estamos em contato com autoridades brasileiras para encontrar maneiras de aprofundar nossa cooperação e reconstruir a confiança de agora em diante”, disse Joe.

Como mostra dessa intenção,  Biden reforçou o convite para que a presidenta Dilma visite os EUA, já que no ano passado ela cancelou seus compromissos na América do Norte como represália às denúncias de espionagem. “O presidente e eu aguardamos a oportunidade de receber a presidenta Rousseff outra vez em Washington”, afirmou o vice-presidente ao jornal paulita.

Durante a entrevista, ele ainda afirmou que espera conseguir nos encontros com a presidenta firmar novas parcerias em diversas áreas de governo, de energia à educação. “Os investimentos brasileiros diretos nos Estados Unidos estão em vias de igualar os investimentos dos Estados Unidos no Brasil”, comparou, citando casos de sucesso como o Ciências Sem Fronteiras.

Biden ainda ressaltou que o governo americano criou um Programa de Isenção de Vistos que pode contemplar em breve a todos os brasileiros. Assim,os brasileiros não precisariam de autorização prévia para visitar o país americano.

Por Bruno Bucis, da Agência PT de Notícias