Wajngarten faz de parceiro comercial campeão de verbas da Secom
Fábio Wajngarten atropela lei de conflito de interesses distribuindo verba pública a clientes privados e repassa R$ 70 mi a um parceiro comercial
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A agência de publicidade Artplan é a campeã das verbas distribuídas pela Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), comandada por Fábio Wajngarten. A empresa recebeu R$ 70 milhões entre 12 de abril e 31 de dezembro de 2019. Um total de 36% mais do que o pago no mesmo período do ano anterior (R$ 51,5 milhões). A informação é do jornal Folha de S. Paulo, publicada nesta segunda-feira, 20 de janeiro.
O chefe da Secom é sócio da FW Comunicação, que recebe dinheiro de emissoras de TV (como Record e Band) e agências contratadas pela pasta, ministérios e estatais do governo Bolsonaro, lembrou o jornal. De acordo com a Folha, “a Artplan é uma das contratantes da FW, ao mesmo tempo em que detém a conta de propaganda da secretaria vinculada à Presidência e de outros órgãos do Executivo federal”. A FW faz checking para a agência e outras duas detentoras da conta de publicidade da Caixa.
Ao atropelar a lei de conflito de interesses distribuindo verba pública a clientes privados, o chefe da Secretaria de Comunicação Social de Bolsonaro foi ainda mais longe: repassou R$ 70 mi a um parceiro comercial e o tornou o campeão de verba do Planalto. https://t.co/fV9SlO8IIJ
— Humberto Costa (@senadorhumberto) January 20, 2020
Wajngarten tem 95% das cotas da FW (os outros 5% são da mãe dele) e, conforme o estatuto social da empresa, recebe lucros e dividendos na proporção de sua participação, de acordo com o jornal. Ainda segundo a Folha, antes de assumir a Secom, Wajngarten passou a função de administrador da FW para o empresário Fabio Liberman. Depois, já na condição de chefe da Secom, ele convidou Samy Liberman, irmão de Fabio, que tem entre suas funções participar das decisões sobre a distribuição das verbas publicitárias.
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