Waldenor: parcerias com Lula e Jerônimo irão transformar Vitória da Conquista

“Não há cidadão em Vitória da Conquista que não reconheça que as gestões do PT comprovadamente melhoraram a qualidade de vida do nosso povo”, disse Waldenor Pereira, candidato à Prefeitura, ao Café PT

Reprodução/TvPT

Waldenor: "Sou deputado federal eleito já pelo quarto mandato, tenho relação de cumplicidade tanto com o presidente Lula quanto com o governador Jerônimo Rodrigues"

Vitória da Conquista (BA) tem a oportunidade, nas próximas eleições, de voltar a ser administrada com a ética e o êxito que marcaram os cinco governos petistas de 1997 a 2016. Waldenor Pereira, deputado federal (PT), candidato à Prefeitura e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, se diz privilegiado por ser o representante da Coligação Frente União e Reconstrução por Conquista, formada por sete partidos – PCdoB, PV, PSD, PSol, Rede e PSB, e por ter a candidatura num momento em que Lula é presidente e Jerônimo Rodrigues governa o estado da Bahia.

“Sou deputado federal eleito já pelo quarto mandato, tenho relação de cumplicidade tanto com o presidente Lula quanto com o governador Jerônimo Rodrigues, daí a importância da população de Vitória da Conquista compreender a significação e a relevância desse alinhamento”, assinalou, ao ressaltar o êxito das gestões petistas, que levaram a cidade a ter cobertura de quase 90% de saneamento e ser referência em saúde.

Leia mais: Em vídeo, Lula pede votos em candidatos comprometidos com a reconstrução do país

“Não há cidadão em Vitória da Conquista que não reconheça que as gestões do PT comprovadamente melhoraram a qualidade de vida do nosso povo, até os nossos aniversários reconhecem. Mas nos orgulhamos mais do patrimônio ético, que naturalmente fortalece a nossa candidatura. Temos um legado de muitas realizações materiais, mas também fomos responsáveis pela implementação de uma nova forma de fazer política, pautada nos princípios da ética, do compromisso social, participação popular e de muita democracia”, afirmou o candidato, em entrevista ao programa Café PT da TvPT desta sexta-feira (30).

Conheça as novidades da Casa 13 para as eleições municipais clicando aqui.

Os 20 anos que a cidade foi governada pelos companheiros Guilherme Menezes e Zé Raimundo significaram os cinco mandatos consecutivos que representaram uma das administrações mais longevas do PT em todo o Brasil.

“Foram gestões reconhecidas pelo zelo com os recursos públicos. Guilherme, Zé Raimundo e eu andamos aqui na cidade de cabeça erguida, olhamos olho no olho dos nossos eleitores porque sempre exercemos a política com muita decência e muita dignidade”, exaltou, ao destacar a chapa de centro-esquerda que tem como vice de uma companheira “muito valorosa” do PSB, a professora Luciana Silva, ex-presidente da OAB e ex-diretora da União de Mulheres, militante dos direitos humanos e das mulheres.

Leia maisEleições 2024: Time do Lula entra na disputa para mudar as cidades do Brasil

“É uma chapa muito forte, muito reconhecida pelo que deixamos para a cidade, pelo reconhecimento da forma como praticamos a política, estamos esperançosos com a vitória nessas próximas eleições. Estou muito animado, participando ativamente de uma bela campanha

A composição liderada por Waldenor carrega o legado das gestões petistas, que levaram Vitória da Conquista a integrar a lista das 100 melhores cidades do Brasil para viver. “A população está com saudade das administrações do PT e por isso me sinto privilegiado em me apresentar como candidato. Estamos disputando na perspectiva de nos tornarmos prefeito de Vitória da Conquista a partir de janeiro de 2025”, enfatiza.

Se tem PT, tem saúde

Depois da sucessão de administrações petistas que fizeram da cidade referência nacional em saúde, Vitória da Conquista hoje vive as consequências do descaso das duas últimas gestões, principalmente na área da saúde, levando a cidade a ostentar a triste classificação de município da Bahia com o maior número de mortes por dengue. A população reclama do abandono dos postos de saúde, falta de médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, dificuldade na marcação de consultas e de exames. “A saúde municipal se encontra na UTI, convivendo com graves problemas”, assinalou Waldenor, que é economista e foi deputado estadual por dois mandatos.

Construído de forma bastante participativa democrática, o programa de governo foi alvo de 30 grandes plenárias nas ruas, praças e nos distritos rurais e tem como prioridade a recuperação do sistema municipal de saúde.

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.

As propostas que incluem a instalação de seis novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), na sede e também nos distritos rurais, a reestruturação do hospital municipal materno infantil Esaú Matos, com UTIs pediátrica e materna e centro de referência para a saúde da mulher, além de vários programas como o Bate Coração para identificação precoce de doenças cardíacas.

O programa prevê ainda dobrar o número de centros de atenção psico-social (Caps), estender para 100% da população o atendimento da policlínica estadual, ampliação das parcerias com governos estadual e federal na implementação de outros programas na área da saúde.

“O foco de maior atenção da nossa gestão é a saúde. Vamos iniciar a gestão imediatamente fazendo esses investimentos, tomando essas decisões, porque a saúde que nos nossos governos do Guilherme e do Raimundo foi referência nacional e infelizmente hoje se encontra nas páginas policiais”, relatou Waldenor, ao comentar que recentemente a Polícia Federal fez busca e apreensão na Secretaria de Saúde municipal em razão de desvio de mais de R$ 600 mil em plena pandemia.

O melhor programa

Sob o PT, Vitória da Conquista teve a importante experiência do Orçamento Participativo, com mais de 500 delegados representando bairros e comunidades rurais decidindo sobre o que fazer com os recursos públicos. “As decisões eram compartilhadas, participativas, democráticas. Todos os conselhos funcionavam regularmente”, lembrou Waldenor, ao falar de todo o empenho para construir o melhor programa de governo para a cidade.

“Constituímos 13 grupos temáticos para dialogar com a população, com nossas lideranças comunitárias, políticas, sindicais, posteriormente instalamos o PGP, que é o nosso programa de governo participativo, realizamos 30 grandes plenárias nos principais bairros populares da cidade e também nos distritos rurais, além de reuniões com professores, autoridades da segurança pública, profissionais de saúde, da cultura, da assistência social, os companheiros e companheiras da agricultura familiar, um programa riquíssimo, resultado do mais amplo debate e discussão com a nossa população, um processo extremamente participativo”, ressaltou.

Parceria com estado e União

A parceria com os governos Lula e Jerônimo o candidato classifica como de fundamental importância para uma cidade pólo da região sudoeste da Bahia, que envolve aproximadamente 80 municípios que buscam nela a prestação de serviços diversos de saúde, educação etc.

“Infelizmente a atual gestão se apresenta como candidata à reeleição e se encontra bastante isolada, faz críticas tanto ao governo estadual quanto ao federal. Esse isolamento do município de Vitória da Conquista é muito nocivo ao seu desenvolvimento”, avalia Waldenor, ao assinalar que os investimentos mais importantes na cidade precisam da participação dos governos estadual e federal.

Em reunião com o presidente Lula em agosto, Waldenor apresentou importantes projetos como a criação da Universidade Federal do Sudoeste, a duplicação da BR 116, que corta o município, e a construção de cinco viadutos, além de um hospital universitário.

Campeã nordestina em saneamento básico

As ações dos 20 anos de prefeitos petistas transformaram Vitória da Conquista, que tem 370 mil habitantes, no melhor saneamento básico do Nordeste brasileiro, com cobertura de esgotamento sanitário de 89%, além de nove mil ligações elétricas através do programa Luz para Todos. Com o campus da Universidade Federal da Bahia, que hoje oferece oito cursos de graduação, seis mestrados e três doutorados, a cidade se transformou em polo universitário dos mais relevantes do Nordeste brasileiro. Waldenor tem como meta transformar o campus na Universidade Federal do Sudoeste.

Também em parceria com os governos Lula e Dilma e dos ex-governadores Jaques Wagner e Rui Costa, a cidade ganhou 14 mil novas moradias do Minha Casa Minha Vida. O novo aeroporto da cidade, “um dos melhores aeroportos regionais do Brasil”, segundo Waldenor, foi obra de governos petistas, como também as mais importantes avenidas da cidade.

O candidato lembra que foram destinados recursos fundamentais para transformar Vitória da Conquista “num polo extraordinário da saúde”, com a implantação de hospitais e ampliação dos já existentes.