3 argumentos para virar votos e reeleger Haddad em São Paulo

Na saúde, na educação e na mobilidade, ninguém fez mais em SP do que Haddad. Na reta final, militância se mobiliza para garantir a reeleição

Abertura da semana de mobilidade da cidade de Sao Paulo. Nessa foto o prefeito de Sao Paulo Fernando Haddad ao volante do antigo modelo de onibus Monika 1968 da CMTC. FOTO FABIO ARANTES/SECOM

A poucos dias do primeiro turno, cada voto conta. São muitos os motivos para votar 13 e reeleger Fernando Haddad prefeito de São Paulo. Conheça os 3 melhores fatos para virar o voto do amigo, do vizinho e daquele familiar indeciso que gosta de debater com respeito e argumentos.

Não acredite em pesquisas

Adversários de Haddad gostam de dizer que ele é carta fora do baralho e está fora do segundo turno. Você já viu este filme em 2012: uma semana antes das eleições, as pesquisas indicavam o candidato do PT atrás nas intenções de voto e fora da disputa.
“Até domingo, a bola está rolando em campo, o juiz não apitou, nós vamos para as ruas!”, disse Haddad na noite da virada, ato realizado em São Paulo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e militantes.

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O prefeito também postou o seguinte: “Datafolha errou na véspera da eleição de 2012. Os institutos indicavam que eu não iria para o segundo turno. Com todo respeito que eu tenho aos institutos de pesquisa, eles não acertam todas. Na hora H, nós viramos o jogo e ganhamos as eleições. Desta vez, não vai ser diferente!”.

 

Haddad melhorou o trânsito e salvou vidas

A redução da velocidade nas vias foi uma medida polêmica em São Paulo, porque alguns acharam um absurdo precisar andar a 50 ou a 70 quilômetros por hora nas marginais Tietê e Pinheiros, por exemplo, lugares onde ocorriam o maior número de acidentes fatais da cidade. Até que, um ano depois de implementada a mudança, o número de mortos e feridos diminuiu.

Segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o número de vítimas fatais no trânsito caiu 20,6%, no ano de 2015 em relação a 2014. É maior queda registrada pela série histórica da CET. E é também a primeira vez que o número de mortes fica abaixo de mil.

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A decisão de Haddad não foi tomada por acaso. E é por isto que São Paulo não pode ser governada por amadores.  Além de ser recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), estudos indicam que, a partir de 30 km/h, qualquer acréscimo na velocidade tem seu efeito muito ampliado sobre a letalidade do acidente.

Em um impacto a 50 km/h, a chance do pedestre morrer se aproxima dos 50%. E chega a quase 100% para qualquer velocidade acima dos 80 km/h.

São Paulo também saiu da lista dos piores trânsitos do mundo. Caiu 51 posições no TomTom Trafic Index, o mais importante ranking mundial de medição de congestionamentos, feito em 295 metrópoles com mais de 800 mil habitantes, em 38 países. Posicionada em 7º lugar entre as mais congestionadas do mundo em 2013, São Paulo está na 58ª posição na medição de 2015.

Isto se deve não somente à redução do limite de velocidade nas vias – quando diminui a velocidade máxima, aumenta a velocidade média – mas também à construção de 410 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus – antes tinha 90 km, hoje são 513,3 km.

A construção de ciclovias também foi um dos feitos mais conhecidos da gestão. São Paulo tem 432,9 quilômetros de malha cicloviária. O número de ciclistas cresceu 66% na cidade.

Fazer uma boa gestão da mobilidade urbana foi um dos principais compromissos assumidos por Haddad em 2012. Por isto, o prefeito fez para quem anda de ônibus, de carro, de bicicleta e tornou a cidade mais segura e mais agradável para os pedestres.

 

Haddad fez mais pelos mais pobres

Haddad governou para a cidade toda, mas fez questão de começar a implementar os programas por onde o povo acorda mais cedo, conforme ele mesmo costuma explicar. Na sua visão, as políticas públicas são um mecanismo para reduzir as desigualdades sociais.

Com LED nos Bairros, por exemplo, Haddad iluminou bairros como Brasilândia, Heliópolis,  Guaianases, Jabaquara, Iguatemi, parte do Grajaú, Perus, São Rafael, Socorro, Jaçanã, Itaim Paulista, Vila Curuçá, Jardim Monte Azul, Jardim Helena, Jardim Ângela, Sapopemba, Brasilândia, Lajeado e no Distrito de Raposo Tavares.

LED ilumina mais, tornando as ruas mais seguras. As lâmpadas duram mais e custam menos. Até 2018, São Paulo será a primeira metrópole do mundo a ser totalmente iluminada com LED.

Na saúde, Haddad é o primeiro prefeito da história da cidade a fazer 3 hospitais na periferia. O primeiro foi entregue em dezembro de 2015, o Vila Santa Catarina, no Jabaquara. Os outros dois estão em construção, em Parelheiros e na Brasilândia.

Foto: Fábio Arantes/SECOM

Foto: Fábio Arantes/SECOM

Ele garantiu a SP as UPAs 24 horas para São Paulo e criou a Rede Hora Certa, com 33 Hospitais Dia em funcionamento. São políticas que agilizaram o atendimento de alguns tipos de emergência e diminuíram as filas de espera.

Os adversários gostam de criticar a educação municipal, mas é preciso conhecer a realidade para rebater. Haddad fez 410 novas creches, uma média de duas por semana, porque esta era uma das principais queixas dos munícipes em 2013.  No total da educação infantil,  criou 100 mil lnovas matrículas.

No ensino superior, São Paulo passou por uma grande transformação. O prefeito levou uma universidade pública, gratuita e de qualidade em cada um dos 46 CEUs de São Paulo.

Haddad também fez passe livre para estudantes da rede pública.  O número de alunos que solicitaram no primeiro semestre de 2016 foi 664.791. Eles têm direito a 48 viagens gratuitas por mês.

Por Daniella Cambaúva da Agência PT de Notícias

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