13 motivos para votar em Raul Pont em Porto Alegre
Orçamento participativo, combate ao golpe, mais educação, segurança e saúde; elencamos treze pontos que mostram por que Raul é o melhor candidato na capital gaúcha
Publicado em
Ex-prefeito de Porto Alegre (RS), o candidato Raul Pont (PT) tem crescido nas pesquisas. Sua gestão foi marcada pelo cuidado aos mais pobres, por uma gestão eficiente e pelo orçamento participativo. Até hoje, o candidato é lembrado pela sua atuação. Nesta terça-feira (13), elencamos 13 pontos que mostram por que vale a pena votar em Raul:
1 – Combate ao golpe
Com Raul, Porto Alegre vai se tornar um polo de resistência ao golpe. O petista vai trabalhar para impedir a implementação da PEC 241 na cidade, que vai retirar investimentos em saúde e educação.
2- Orçamento Participativo
O orçamento participativo foi uma das grandes marcas das gestões do PT em Porto Alegre. O mecanismo encontra-se esvaziado, reduzido a uma pequena parcela do orçamento. Raul quer retomar e ampliar a participação popular nas escolhas das demandas da cidade.
3 – Recuperar a cidade
Porto Alegre vive hoje um caos administrativo. Raul Pont vai recuperar as obras que estão paradas e retomar a atuação dos órgãos públicos que hoje enfrentam problemas de gestão na cidade.
4- Olhar para a periferia
O modo petista de governar envolve o cuidado com quem mais precisa. Não à toa, até hoje a periferia de Porto Alegre reconhece o PT como quem mais fez para as áreas mais distantes do centro. Raul vai fortalecer ainda mais esse olhar.
5 – Educação
Raul Pont vai investir para reduzir o déficit na educação infantil, hoje em 16 mil vagas. Também vai trabalhar para melhorar as escolas municipais com mais segurança e formação de docentes.
6- Mais Médicos
Raul vai expandir a atuação dos Mais Médicos na cidade e impedir que o programa seja extinto pelo governo golpista de Michel Temer (PMDB).
7 – Diversidade
Raul e Silvana Conti vão retomar Porto Alegre como a capital da diversidade, com políticas para melhorar a inclusão e a igualdade dos LGBT, negros e mulheres.
8 – Mobilidade
Raul vai recuperar a Carris, a empresa pública de transporte urbano de Porto Alegre. Nas gestões do PT, a Carris foi premiada com a melhor empresa pública de transportes de todo o Brasil.
9 – Obras da Copa
Apesar do grande investimento do governo de Dilma Rousseff (PT) na capital gaúcha, a atual gestão municipal não soube tocar as obras que deveriam ter ficado prontas ainda para a Copa do Mundo de 2014, e há muitos canteiros parados. A exemplo do que Raul fez quando era prefeito, o petista vai finalizar as obras para melhorar a mobilidade.
10 – Direito à cidade
Porto Alegre vive hoje uma pressão para privatizar e cercar espaços públicos. O maior exemplo disso é o Cais Mauá, uma região histórica da cidade e que pode se transformar em um shopping pelo projeto da atual gestão. Raul quer revogar essa licitação, que tem vários problemas, e rediscutir o projeto com a população. Além disso, quer ampliar a ocupação dos espaços públicos da cidade, até como maneira de combater a violência.
11 – Segurança
Apesar de ser responsabilidade do governo estadual, Raul afirma que o poder municipal tem que colaborar para combater a violência. Se eleito, ele quer aumentar o efetivo da guarda municipal contratando 260 guardas. Além disso, vai ampliar a presença do poder públicos nos bairros com mais escolas e postos de sáude, e criar 8 núcleos de Segurança Integrada nos bairros.
12 – Moradia
Com as políticas de ajuste fiscal e reformas neoliberais do governo de Michel Temer (PMDB) e do governador José Ivo Sartori (PMDB) Porto Alegre tem cada vez mais moradores de rua. Raul quer retomar uma política de moradia séria como foi feita durante as gestões do PT na cidade.
13 – Revitalização do centro
Hoje, o centro de Porto Alegre encontra-se abandonado pelo poder público. Raul quer retomar o Programa de Revitalização do Centro. Além de melhorar o calçamento e a iluminação, ele quer desenvolver um programa que contemple os moradores de rua.
Da Redação da Agência PT de Notícias