17º Encontro Nacional do PT começa nesta sexta-feira (1)º em Brasília
Cerca de 1.000 delegados e delegadas de todo o país participam durante três dias do evento, que terá presença do presidente Lula na posse de Edinho Silva e dos novos dirigentes nacionais
Publicado em
De sexta-feira (1) até domingo (3), o Partido dos Trabalhadores realiza, em Brasília, o seu 17º Encontro Nacional que contará com a participação de cerca de 1.000 delegados e delegadas de todos os estados do país, que serão eleitos/as em seus respectivos diretórios.
A secretária nacional de Finanças e Planejamento do PT, Gleide Andrade, responsável pela coordenação geral do evento, em entrevista nesta quinta-feira (31) ao Jornal PT Brasil , da TvPT, falou sobre a programação dos três dias do 17º Encontro Nacional do PT.
“Nosso encontro tem início amanhã, sexta-feira, a partir das 13 horas já estará aberto o credenciamento. Vamos ter uma atividade da Fundação Perseu Abramo, com início às duas horas da tarde. Quem quiser ainda pode se inscrever no site da Fundação Perseu Abramo. Depois, às 18h30, será o ato de abertura. O presidente Humberto Costa abre o nosso encontro, faz a leitura do nosso do nosso regimento e aí nós vamos ter um grande ato de abertura do evento, com os nossos ministros, internacionais, partidos políticos amigos, movimentos sociais, nossos presidentes eleitos, nossos governadores, enfim, e também um ato de apoio ao povo palestino”, informa Gleide.
Sobre as atividades do sábado (2), Gleide Andrade afirma que as atividades vão começar com a votação das emendas à tese guia, que foi a tese ‘Para derrotar a extrema direita construindo um novo Brasil’ que foi a vencedora no Processo de Eleição Direta – PED 2025. “Essa tese sofrerá emendas e aí a gente passa o sábado, o dia todo, fazendo a votação das emendas, das moções e encerrar nossos trabalhos por volta das 18 horas”.
Gleide reforça ainda que o credenciamento de delegados e delegadas ao encontro se encerrará às 13 horas de sábado. “E também há o credenciamento de suplente, que para quem vai ser suplente é importante pegar com o representante de sua delegação do seu estado, a carta que você precisa preencher para poder se credenciar como suplente”, alerta ela.
Já no domingo (3) será realizado o ato de posse dos/as 93 membros do diretório nacional do PT. “Nós um belíssimo ato com a presença do nosso presidente de honra e também presidente da República, o nosso querido presidente Lula, e a nossa primeira dama, sua companheira Janja. Teremos lá também os ex-presidentes nacionais do PT e em nome deles teremos a todos a nossa presidente Gleisi, nossa sempre eterna querida presidente Gleisi, que vai representar os ex-presidentes. E teremos os presidentes do PT eleitos nos estados”, afirma ela.
De acordo com Gleide, o encontro deverá ser encerrado às 13 horas de domingo.
Aceda aqui ao Regulamento do 17º Encontro Nacional do PT
Confira a programação do Encontro Nacional
Sexta Feira, 1º de agosto
13h – Início do Credenciamento dos Delegados e Delegadas
19h – Abertura Oficial do 17º Encontro Nacional
Sábado, 2 de agosto
9h – Início dos Trabalhos em Plenário
Aprovação do Regimento Interno
Apresentação e debate das emendas
14h – Fim do Credenciamento dos Delegados e Delegadas
19h – Encerramento dos trabalhos do dia
Domingo, 3 de agosto
9h – Início dos Trabalhos em Plenário
10h – Ato, com a presença do Presidente Lula, para posse do Diretório Nacional e do Presidente eleito.
13h – Encerramento
O evento, que terá a presença de lideranças nacionais, ministros/as, parlamentares, presidente estadual do PT e dirigentes nacionais será realizado nas dependências do Complexo Brasil 21 (Setor Hoteleiro Sul – Bloco 06 – Asa Sul, Brasília – DF).
Da Redação
