25 de julho: Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela

O dia de hoje representa a resistência das mulheres negras e a grandeza do legado de suas ancestrais. Terceira matéria que integra o especial “Julho das Pretas.”

Site do PT

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Para visibilizar a importância de demarcar as existências e resistências das mulheres negras; também trazer reflexão acerca das desigualdades gritantes que afetam, hoje é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela.

A data foi instituída no 1 Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas em Santo Domingo, capital da República Dominicana, em 1991. O evento teve o intuito de discutir e combatê-lás sobre as opressões do machismo, racismo, uma vez que o movimento negro e o feminismo, em geral não atendiam por completo as demandas e os anseios das mulheres negras.

No Brasil, a data foi sancionada pela Lei nº 12.987/2014, como parte do calendário oficial em 2014, assinada pela ex-presidenta Dilma Rousseff e nomeada como Dia Nacional Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Tereza de Benguela foi líder do Quilombo de Quariterê, localizado no Vale do Guaporé, no Mato Grosso, (1750-1777). Símbolo de liderança e força, Tereza de Benguela construiu e comandou um movimento de resistência à escravidão por duas décadas, lutando pela liberdade do seu povo.

“Uma importante figura de organização social, ela trouxe dentro dos quilombos um tipo de poder voltado à emancipação, mas é apagada diante do racismo e machismo”, destaca a pesquisadora e professora Gleys Ially Ramos.

O dia de hoje representa para as mulheres negras a grandeza do legado de suas ancestrais, e que atualmente, com suas variadas intersecções e especificidades, galgam condições contrárias às suas adversidades, associadamente almejam um projeto político de sociedade, livre desse sistema fincado em múltiplas opressões, sejam: patriarcais, colonialistas, LBTfóbicas, entre outros.

São essas mulheres que se encontram na base da pirâmide, representando o segmento mais subalternizado na sociedade e em desvantagem no que diz respeito às políticas públicas no mercado de trabalho, educação, representação política, entre outros espaços e meios.

Segundo a pesquisadora Gleys Ially Ramos, a data celebra e faz pensar quais as estruturas que as mulheres negras estão submetidas ou transformando plataformas políticas.

“Lélia Gonzalez, Luiza Barros, Benedita da Silva, entre outras mulheres que fizeram o compromisso de tornar a data tão importante como o 20 de novembro, pois para além da celebração, sabemos da dimensão de lutas de gênero e racial, e ainda assim, e em alguns espaços nossas lutas são invisibilizadas”, conta a pesquisadora.

Viva Tereza de Benguela! Viva todas as mulheres negras.

Julho das Pretas: Por mais Mulheres Negras na Política!
Esta é a terceira de uma série especial do Julho das Pretas, produzida pelo projeto Elas Por Elas, da Secretaria Nacional de Mulheres do PT.

Dandara Maria Barbosa Silva, Agência Todas