Anne Moura: “Este é um governo que prioriza as mulheres nas políticas públicas”

Ao Jornal PT Brasil, secretária de Mulheres do PT detalha preparativos para o 8M e fala de desafios e da retomada de ações para erradicar a fome, combater a violência e promover atendimento em saúde às brasileiras

Anne Moura: as mulheres estão de volta ao centro das políticas do governo (Foto: Reprodução)

Às vésperas das celebração do Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março, quando o governo  Lula deve anunciar mais de 20 medidas com o foco na mulher, a secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, falou ao Jornal PT Brasil sobre as expectativas em torno das ações. Em conversa com a jornalista Amanda Guerra, nesta terça-feira (7), Moura também falou das  mobilizações em torno das comemorações.

Segundo Anne, a data deverá ser histórica: “A expectativa é muito grande. São vários ministérios, mas a gente listou junto à ministra Cida Gonçalves em torno de 21, 22 ministérios que terão ações diretas, além do debate da igualdade salarial que o presidente Lula tanto falou. Não posso anunciar antes do presidente, mas vai ter essa característica de ter um governo que respeita as mulheres. Isso é muito importante para nós: um governo que respeita as mulheres, que respeita os nossos direitos e que tenha a gente como prioridade na política pública”, relatou.

Ter um governo que valoriza a mulher na política pública e defende e fortalece pautas do enfrentamento à violência, é essencial, tendo em vista todo o desmonte feito pelo governo anterior, avalia a petista.

“O diagnóstico que a gente pegou no grupo de transição, que eu ajudei a coordenar, foi devastador, inclusive do orçamento que era previsto e do que foi colocado. É fundamental destacar que, em todas as políticas que conseguimos avançar, em especial no campo da violência, que tem sido encampada pela nossa primeira-dama, Janja, e a nossa ministra Cida, foi para conseguir retomar programas de proteção às mulheres como o 180 e a Casa da Mulher Brasileira”, assegurou Anne.

Para a líder das mulheres petistas, a questão da fome, onde os lares na maioria das vezes são chefiados por mulheres, que cuidam de uma família inteira, poderá ser enfrentada com a volta do Bolsa Família que pagará R$ 600 por família mais um acréscimo de R$ 150 por criança até 6 anos e aí mais R$ 50  até 18 anos e também apoio de R$ 50 para a gestante.

Retomada do Consea

Ainda no tema combate à fome, a retomada do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), importante instrumento para debate da alimentação saudável, vai colaborar para a garantia da segurança alimentar. “Nós queremos uma alimentação de verdade sem agrotóxicos”, defende.

Recentemente, o governo, por meio da ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância de zerar as filas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “Tem muita gente nas filas aguardando para fazer uma cirurgia, uma consulta. E você vai olhar e a maioria nas filas são mulheres que estão ali vão adiando os cuidados com a própria saúde”, afirmou.

Ato unificado e a mobilização do partido para o 8M

Para Anne, a construção coletiva do 8M é símbolo de resistência e resiliência. Segundo ela,  a data do 8M só se encerra depois do dia 14 março, em virtude do assassinato da vereadora Marielle Franco.

“É uma construção que fizemos nos últimos anos, que é o 8 de março unificado com movimentos, com partidos. Eu considero essa a grande vitória desde o golpe sofrido pela presidenta Dilma Rousseff, onde as mulheres foram ali bravamente resistentes e resilientes, onde nós criamos um processo de muita unidade. É uma mobilização que consegue convergir muitas ideias e propostas, e também é um momento de muita resistência, onde devemos colocar nossas pautas como prioridades”, esclareceu.

Durante a entrevista, a secretária destacou o papel das mulheres na vitória do presidente Lula: “Nós, as mulheres, somos a maioria do eleitorado e da população. Já falei diversas vezes o quanto foi importante a nossa presença na definição dessa eleição do presidente Lula”.

Incentivo à participação de mulheres na Política

Já ao fim da conversa, Anne apontou para a importância do Elas por Elas, iniciativa que começou em 2018, com o objetivo de aumentar a presença das mulheres nos espaços de disputa eleitoral para conseguir mais mulheres eleitas. O projeto, que é encabeçado pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT, colaborou com o expressivo aumento da participação de mulheres eleitas nos estados e municípios e também no Congresso Nacional.

“A gente sempre vai medindo pela bancada federal, mas tem um resultado muito expressivo, tanto nas estaduais quanto nas vereadoras, e a nossa busca agora é para as majoritárias. Nós, mais uma vez desde 2018, já fomos a maior bancada de mulheres e agora retomamos a maior bancada de mulheres na Câmara Federal. Saímos de 24 deputadas estaduais para 33, de nove para 19 federais, temos duas senadoras e conquistamos a reeleição da nossa governadora, Fátima Bezerra. Nós consideramos que estamos no caminho certo”, declarou.

Anne Moura revela que a meta para 2024 é dobrar o número de mulheres vereadoras e ter na maioria das cidades, tanto capitais quanto nas cidades de até 200 mil habitantes, mulheres candidatas na majoritária, sejam como prefeitas ou vice.

“A meta é ousada. Mas nós queremos isso e temos certeza que as mulheres do PT, que são a força do projeto Elas por Elas vão somar e vai dar certo!”, revelou. A expectativa é que o projeto seja lançado nas próximas semanas no Amazonas durante a reunião do Conselho Político com a presença da presidenta Gleisi Hoffmann.

A mobilização deve ser digital e nas ruas!

Ao final, Anne deixou um recado de convocação para as brasileiras!

“Mulheres, companheiras, vamos juntas! Quem não puder estar presencialmente durante a cerimônia no Palácio do Planalto, acompanhe a transmissão ao vivo! É um momento histórico para nós, mulheres. Mas não esqueçam de ocupar as ruas nas suas cidades, nos seus estados porque esse é um momento também de apresentar as nossas pautas! É muito importante a nossa demonstração de unidade e força nas ruas. Procurem as mulheres das organizações feministas para saber onde vai acontecer o ato no seu município. Acompanhe essa transmissão histórica das mulheres do Brasil inteiro sendo respeitadas por um governo democrático e que tem como protagonista as mulheres!”