Anápolis: prefeito do PT quer continuar cuidando do povo

Para o pré-candidato e atual prefeito de Anápolis, João Gomes, o Modo Petista de governar é escutando as pessoas, para construir a cidade junto com o povo

Foto: Paulo Giovanni/Prefeitura de Anápolis

Para o atual prefeito de Anápolis (GO) e pré-candidato à reeleição pelo PT, João Gomes, não existe fórmula mágica para se fazer um bom governo. Basta escutar a população.

Este é o significado do Modo Petista de governar, garante o prefeito. Isso porque, segundo ele, o PT é muito mais que uma legenda. “O PT tem essa fusão direta com o povo”.

“O Modo Petista de governar não inventa a roda. É escutar a população. Você vai lá no bairro e escuta as pessoas. Você vai lá saber se a demanda delas é saúde, se a demanda delas prioritária é asfalto, se a demanda prioritária é uma praça. E quando você escuta as pessoas, você erra menos”, explica o petista.

Por isso, seu governo participativo vai muito além da realização de audiências públicas.

“É você conversar com as pessoas, é você sentir as pessoas. E para isso a gente precisa se posicionar como gente, para que a gente possa realmente se importar mais com as pessoas”, afirma.

O pré-candidato destaca que nas gestões do PT na cidade, o foco é o povo. E já são quase oito anos de gestões petistas cuidando das pessoas.

“O diferencial nosso e que, desde que entramos aqui em 2009, nós não pensamos em outra coisa, pensamos em gente, e estamos cuidando de gente”, enfatiza.

João Gomes quer continuar mantendo a cidade como ela está hoje, “uma cidade bem cuidada, continuar cuidando da cidade, cuidando das pessoas, cuidando de gente”.

Segundo ele, com o PT, a prefeitura de Anápolis se aproximou do povo. E, hoje, o povo faz parte da prefeitura.

Anápolis-posse-membros-Conselho-Municipal-do-Idoso-foto-prefeitura-de-Anápolis

Prefeito João Gomes dá posse aos membros do Conselho Municipal do Idoso. Foto: Prefeitura de Anápolis

“As pessoas participam conosco. Prova disso é que Anápolis hoje tem todos os conselhos instalados, sem exceção. Então todos os segmentos são representativos e se fazem representados através da administração. Todos os conselhos são partícipes da nossa administração”, completa.

Cidade Referência
Para João Gomes, Anápolis é hoje referência não apenas para Goiás, mas também para o Brasil, em vários quesitos como qualidade de vida, cultura para a juventude, educação e transparência.

Município localizado a 52 km da capital goiana, Anápolis tem o segundo PIB do estado e é a terceira cidade mais populosa de Goiás.

“Final do ano passado, Anápolis foi a primeira cidade do Centro-Oeste que ficou entre as três maiores notas do Brasil no ranking do Ministério Público Federal cidades transparentes. Esse ano, em novo levantamento do MP, ficamos com nota máxima, nota 10 em transparência”, fala orgulhoso.

Outro motivo de orgulho para o prefeito é que, apensar das dificuldades financeiras que passa o Pais, “Anápolis continua com as obras nas ruas, com a folha de pagamento em dia, com os fornecedores recebendo em dia”.

Não faltam razões para se orgulhar. Com o PT, Anápolis agora conta com a maior Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro-Oeste, localizada na Vila Esperança, e que atende por dia uma média de oito mil pessoas de Anápolis e das cidades vizinhas.

Além disso, mais de 45 postos de saúde foram reformados, ampliados e construídos, descentralizando o atendimento e levando-o para perto de quem mais precisa.

Em quase oito anos de gestões do PT, 11 escolas foram reformadas ou ampliadas e a cidade já contabiliza a entrega de 15 novas creches, os chamados Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Até o final do ano, mais nove serão entregues.

prefeito-João-Gomes-Anápolis-Kit-Escola-FotoPauloGiovanni-PrefeituraDeAnápolis 2

Prefeito João Gomes entrega Kit Escola para alunos da rede pública. Foto: Paulo Giovanni/Prefeitura de Anápolis

A valorização dos profissionais de educação não foi esquecida pela prefeitura. Anápolis foi a primeira cidade de Goiás e uma das primeiras do Brasil a respeitar o piso, afazendo com que todos os professores da rede municipal recebem o Piso Nacional da Educação desde 2009.

Exército militante
A campanha eleitoral sem financiamento empresarial não é um problema para João Gomes. Pelo contrário.

“Nós aprendemos a fazer campanha numa época que nós do PT não tínhamos ajuda de ninguém. Então não temos dificuldade nenhuma de fazer campanha com pouco dinheiro”, garante

Ele, que defende o financiamento público de campanha por considerar a forma mais democrática, afirma que a militância petista fará a diferença fundamental nessas eleições.

“Nós trabalhamos com o povo, trabalhamos com gente, e a nossa militância é um exército que faz toda a diferença. Não se ganha uma batalha apenas com quantitativo, mas principalmente com a qualidade desses soldados. E nós temos os melhores soldados ao nosso lado”, comemora.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Prefeitos e prefeitas do PT tomam posse em todo o país nesta sexta Brasil
PT reúne prefeitas, prefeitos e vices para atualizar Modo Petista de governar Brasil

Mais notícias

PT Cast