João Paulo é o Lula do Recife, compara Silvio Costa

Pai de Silvio Costa Filho, candidato a vice-prefeito na chapa de João Paulo (PT), o deputado Silvio Costa garante que o petista é o maior líder popular da capital

Lula e João Paulo Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

A campanha municipal no Recife (PE) tem um significado especial para o deputado federal Silvio Costa (PTdoB-PE). É que seu filho, Silvio Costa Filho (PRB), é o candidato a vice-prefeito na chapa com o petista João Paulo.

Para ele, Silvinho, como o deputado estadual do PRB é carinhosamente chamado pela população do Recife, nasceu com vocação política.

“Eu tenho uma suspeição de origem para falar de Silvio Costa Filho, mas ele tem uma história política muito bonita. Ele é um aglutinador, líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, com forte inserção na juventude e na classe média do Recife”, afirmou o pai.

Deputado federal Silvio Costa e o deputado estadual Silvio Costa Filho em Audiência com o ministro Nelson Barbosa Foto: Gabinete Silvio Costa/Divulção

Foto: Gabinete Silvio Costa/Divulgação

Silvio Costa também elogiou o ex-prefeito do Recife, João Paulo, o qual considera um candidato fortíssimo e com reais chances de ganhar ainda no primeiro turno.

“João Paulo é o maior líder popular metropolitano de Pernambuco, com uma sinergia muito grande com o Recife e toda a região metropolitana. Todo mundo diz aqui que ele é o Lula do Recife”, ressaltou.

O deputado federal lembrou algumas marcas das duas gestões do petista à frente da prefeitura da capital pernambucana.

“Ele fez uma gestão de tamanha inclusão social que nunca tinha acontecido na história do Recife. A urbanização do bairro de Brasília Teimosa é uma marca da gestão de João Paulo, assim como o enfrentamento ao transporte pirata e o Orçamento Participativo, porque ele fez uma gestão ouvindo as pessoas”, concluiu.

Ao avaliar a atual administração da prefeitura, Silvio Costa destacou que o recifense tem pedido por mudança na cidade.

“As pessoas querem tirar o PSB. Existe uma fadiga e as pessoas querem mudar, mas mudar com segurança. Não querem fazer experiência. Então a única mudança segura é com João Paulo, que eles já conhecem”, destacou.

E brincou: “Eu disse a João Paulo que se eu fosse ele utilizava a seguinte frase: Recife de volta para o futuro”.

É golpe

Na avaliação de Silvio Costa, o processo de impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff “é um golpe parlamentar”.

“Não tem realmente tanque na rua, não tem tortura física, mas tortura psicológica tem. O que eles tão fazendo com a presidenta Dilma é uma tortura psicológica”, afirmou.

Para ele, os algozes de Dilma são “traidores e hipócritas”, porque os senadores que foram ministros da presidenta estão votando contra Dilma, mesmo sabendo que a presidenta “é uma pessoa honrada, digna”.

“Duvido alguém possuir coragem, no Brasil, de ter uma conversa não republicana com a presidente Dilma”, enfatizou.

Presidenta Dilma com o deputado federal Silvio Costa no Palácio da Alvorada Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Presidenta Dilma com o deputado federal Silvio Costa no Palácio da Alvorada
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

“Os outros que estão votando e não foram ministros, esses são hipócritas, porque eles sabem que ela não cometeu crime, e colocaram ódio no coração porque perderam a eleição”

Segundo Silvio Costa, os golpistas “são surfistas da crise econômica”, porque se aproveitaram da crise pela qual passa o País para derrubar um governo legitimamente eleito.

“Se o Brasil não tivesse em crise econômica, eles não tinham argumento para o impeachment”.

O deputado federal, que teve forte atuação contra o golpe na Câmara se posicionando desde o início a favor da democracia e em defesa da presidenta Dilma, não poupou críticas ao “interino golpista” Michel Temer;

“Isso é um governo de uma casta, de uma parte da elite paulista que tem ódio ao Nordeste, que é hipócrita. Parte da elite paulista que roubou o Brasil durante 500 anos e que não aceitou a derrota nas urnas e tomou na mão grande o mandato da presidenta Dilma”, denunciou.

Esse processo, afirma Silvio Costa, terá reflexo nas eleições municipais deste ano, porque “os defensores da democracia irão às ruas para derrotar os candidatos dos partidos golpistas”.

Confiante, o deputado acredita que depois que João Paulo ganhar a eleição no Recife, “ele passará a ser o grande líder da política pernambucana. Ele passará a ser de novo voz nacional”.

“Até pela história da democracia de Pernambuco, vai ser muito importante para a continuação do debate sobre o golpe”, concluiu.

Por Luana Spinillo, do Recife, para a Agência PT de Notícias