Com Lula, milhares tomam as ruas de SP pela virada de Haddad
Na reta final da campanha, apoiadores estão animados com o crescimento de Haddad nas pesquisas e intensificam mobilização
Publicado em
As ruas do centro de São Paulo foram tomadas por milhares de militantes que acompanharam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o prefeito Fernando Haddad na caminhada da vitória, no fim da manhã da sexta-feira (30).
Em um carro aberto, Lula, Haddad, Ana Estela Haddad, o candidato a vice-prefeito, Gabriel Chalita, e a atual vice, Nádia Campeão, saíram do Pátio do Colégio por volta de meio dia . Passaram pelo Largo São Bento até chegar no Terminal Pedro II, no Brás.
A concentração começou às 10h no Pátio do Colégio. Quando a caminhada saiu, pelo menos 7 mil pessoas acompanhavam o ato. O carro passou perto das principais ruas do comércio do centro da cidade. Muitos pararam para saudar o prefeito e o ex-presidente ou para tentar tirar uma foto com eles. Outros, juntaram-se à multidão, aproveitando o horário de almoço.
Na caminhada, Lula vestia a camiseta branca confeccionada pelo movimento “Eu voto no Haddad, me pergunte por quê”, formado duas semanas atrás por militantes independentes e apoiadores da reeleição, que estão nas ruas para virar votos.
No Facebook, o ex-presidente postou: “É hora de virar o jogo! (…) Domingo é dia de votar 13 e garantir o nosso prefeito no segundo turno!”.
A militância continua animada com o crescimento das intenções de voto do Haddad nas pesquisas e prometem mobilização intensa também no sábado (1º), véspera da eleição.
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, e o presidente estadual, Emidio de Souza, também acompanharam a caminhada. Para os apoiadores, são cada vez maiores as chances de reeleição.
Presente no ato, a jornalista Stefani Mota tem confiança de que Haddad vai para o segundo turno por ser um prefeito que muito fez pela cidade.
“A gente não tem ninguém que tenha este perfil, que olhe a cidade para as pessoas. E não para economistas, para o comércio. É isto: nós não somos consumidores. Tem candidato defendendo o direito dos consumidores, mas, antes de sermos consumidores, somos pessoas”, disse à Agência PT de Notícias.
Raquel Quirós Drega afirmou: “Já viramos. Viramos a Marta, agora vamos virar o Russomano, e vamos com tudo para o segundo turno e vamos ganhar esta eleição!”. Para ela, os CEUs, a Paulista Aberta e os investimentos na periferia são exemplos de bons argumentos para votar 13.
Francisco Freitas, autônomo, declarou voto em Haddad e justificou: “Haddad é um acadêmico, um professor, um cara comprometido com a educação do nosso país, como ministro, fez um belo trabalho. Não podemos subestimar a classe trabalhadora. Vai virar, já virou e vamos levar Haddad para o segundo turno”.
No sábado, Haddad participará de uma caminhada no Capão Redondo pela manhã. À tarde, vai a Itaquera.
Por Daniella Cambaúva da Agência PT de Notícias