Lula: “Quero o direito de me colocar como postulante a candidato à Presidência”

Em coletiva após condenação em primeira instância, Lula declarou que quer ser candidato à Presidência e que só o povo tem o direito de decretar seu fim

Paulo Pinto/Agência PT

"Vou reivindicar agora do PT que quero o direito de me colocar como postulante a candidato pelo PT à Presidência do Brasil", afirmou Lula

“Quem acha que é o fim do Lula vai quebrar a cara, porque na política só quem tem o direito de decretar meu fim é o povo brasileiro.” Com essas palavras, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concluiu sua fala na coletiva de imprensa de que participou na quinta-feira (13), na sede do PT em São Paulo.

A coletiva foi chamada por Lula após a divulgação da sua condenação, feita pelo juiz da 13ª vara federal de Curitiba, Sérgio Moro, na quarta-feira (12).

“Se alguém pensa que com essa sentença me tiraram do jogo, pode saber que estou no jogo”, afirmou Lula, declarando que quer ser novamente candidato pelo Partido dos Trabalhadores à Presidência do Brasil.

“Quero dizer ao meu partido que até agora não tinha reivindicado isso, mas vou reivindicar agora do PT que quero o direito de me colocar como postulante a candidato pelo PT à Presidência do Brasil”, declarou, sendo ovacionado pelo público que lotou o auditório da sede do PT Nacional, em São Paulo.

Para o ex-presidente, o golpe que derrubou a presidenta eleita Dilma Rousseff só se completa se eles conseguirem impedir a sua candidatura em 2018. E é neste aspecto, na sua avaliação, que entra a sentença proferida por Moro.

“Então a sentença de ontem tem um componente político muito forte. Sinto que há tentativa de me tirar do jogo político”, afirmou.

Sobre a condenação em si, Lula afirmou que a única prova que existe “é a prova da minha inocência” e apontou que é vítima da mentira.

“O que me deixa indignado, mas sem perder a ternura, é perceber que estou sendo vítima de um grupo de pessoas que contaram a primeira mentira e vão passar a vida inteira mentindo para justificar a primeira mentira”, declarou.

E ressaltou que desde o ano passado já previa essa condenação, porque, na verdade, estão condenando projeto político que ele representa.

Assista à coletiva completa aqui:

 

Entrevista coletiva de Lula

AO VIVO: Direto da sede do PT em São Paulo, acompanhe a entrevista coletiva do ex-presidente Lula após o anúncio da condenação em primeira instância. #LulaInocente.

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Quinta-feira, 13 de julho de 2017

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast