1º voto: PT convida juventude de 16 anos a participar das eleições 2024

Campanha #MEUPRIMEIROVOTO é uma iniciativa da Secretaria da Juventude e Secretaria de Comunicação do PT para estimular a participação dos jovens no processo eleitoral do país. Confira

Site do PT

Jovens entre 16 e 18 anos podem retirar o primeiro título de eleitor até o dia 8 de maio. Eles poderão votar para prefeito, vice-prefeito e vereador

O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT), por meio da Secretaria de Comunicação e da Secretaria Nacional da Juventude do PT, iniciou a campanha #MEUPRIMEIROVOTO para estimular os jovens brasileiros que completam 16 anos a exercerem seu direito democrático e participarem das eleições 2024. 

A secretária Nacional da Juventude do PT, Nádia Garcia, convida os jovens a tirarem seu título e ressalta a importância de fazerem parte da construção do país.

“A juventude do PT,  junto com o time de redes do PT Brasil, tem construído há alguns anos a campanha Meu Primeiro Voto. Essa campanha fala sobre a necessidade da gente dialogar com a juventude, falar com esses meninos de 16 a 18 anos sobre a importância de tirar o título para entregar seu primeiro voto num processo democrático”, explica.

Nádia Garcia destaca a mobilização e a organização que será realizada no diálogo com a juventude brasileira. 

“Esse ano, com as eleições municipais, a gente quer muita participação da juventude não só no voto mas também na construção dessas eleições, e tudo começa com a tiragem de títulos. Então, até o dia 8 de maio, a gente vai estar todos os dias nas redes sociais nos mobilizando, nos organizando para poder incentivar e dialogar com essa juventude que precisa tirar o título de eleitor para garantir que nosso processo seja ainda mais democrático com a participação de todas as juventudes”, aponta.

Primeiro título de eleitor

Jovens entre 16 e 18 anos podem retirar o primeiro título de eleitor até o dia 8 de maio. Eles poderão votar para prefeito, vice-prefeito e vereador.

O procedimento de alistamento eleitoral pode ser feito pela internet, por meio do sistema de sistema autoatendimento TítuloNet

Ao acessar o sistema, o jovem deve selecionar a opção “não tenho”, na guia “Título de eleitor”, somente se nunca tiver tirado o título. Posteriormente, deverá preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número da carteira de identidade e local de nascimento.

Além dessas informações, é preciso anexar pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. 

A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As duas seguintes são da própria documentação utilizada para comprovar a identificação da primeira foto.

Na hora da foto, o futuro eleitor não deve usar qualquer adereço, vestimenta ou aparato que impossibilite a completa visão da face, tais como óculos, bonés, gorros, entre outros.

Por fim, é necessário juntar um comprovante de residência. E os eleitores homens com idade entre 18 e 45 anos devem enviar ainda o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.  Todas as imagens devem estar totalmente legíveis. Caso contrário, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.

Após o envio da solicitação, a emissão do documento pode ser acompanhada pela internet. 

A Justiça eleitoral explica que basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento. Depois, o cidadão deve procurar o cartório eleitoral mais próximo para emitir seu título eleitoral.

Após a solicitação pelo Autoatendimento Eleitoral, o futuro eleitor tem até 30 dias para fazer seu cadastramento biométrico no cartório eleitoral mais próximo. Após esse procedimento, a versão digital do título eleitoral pode ser baixada no aplicativo e-Título, disponível para smartphones e tablets.

Ouça o boletim da Rádio PT:

Adolescentes de 15 anos

Adolescentes de 15 anos que completam 16 anos até 6 de outubro, a data do primeiro turno das eleições deste ano, já podem solicitar a primeira via do título.

Ao completar 18 anos, o alistamento eleitoral é obrigatório e, se não tiver o título ou não comparecer às urnas, o cidadão pode ter problemas para emitir outros documentos, como passaporte, CPF, e até mesmo para se matricular em instituições de ensino.

A justiça eleitoral tem um site dedicado ao jovem eleitor para esclarecer dúvidas e incentivar o exercício da cidadania por meio do voto.

Da Redação, com informações da Agência Brasil 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast