Nota de repúdio: PT condena mais um episódio de violência política contra suas candidaturas

O Partido dos Trabalhadores considera intolerável o atentado sofrido pela vereadora Tainá de Paula. O PT conclama a sociedade a repudiar todo e qualquer episódio de intolerância e violência política

Site do PT

A sociedade brasileira não pode normalizar a herança do bolsonarismo de intolerância, diz a nota do PT

O Partido dos Trabalhadores rechaça e considera intolerável o atentado sofrido pela vereadora e ex-secretária de Meio Ambiente e Clima da Cidade do Rio de Janeiro, Tainá de Paula (PT), na noite de quinta-feira (3).

O carro onde estava Tainá e sua equipe foi alvejado por dois disparos, em mais uma ação criminosa de tentativa de homicídio contra uma candidata do PT. O episódio de violência política ultrapassou todos os limites do aceitável em uma campanha que deveria ser pautada pelo confronto tão somente de propostas de governo.

Não é o primeiro ataque violento a uma candidatura do PT nestas eleições. A própria Tainá foi ameaçada, em maio.

Em agosto, Leonel de Esquerda, candidato a vereador também no Rio de Janeiro, foi violentamente agredido por Rodrigo Amorin, candidato a prefeito pelo União Brasil, e chegou a ser hospitalizado.

A menos de um mês, foi a vez do candidato a prefeito da cidade de Bagé (RS) pelo PT, Luiz Fernando Mainardi, que teve o comício interrompido a tiros por um extremista de direita.

Por fim, em uma cena de filme de terror, nesta semana, em Aracaju (SE), um militante do partido foi arrastado por um veículo plotado com a imagem do candidato bolsonarista Flávio da Direita Sergipana (PL).

A sociedade brasileira não pode normalizar a herança do bolsonarismo e suas manifestações grotescas de violência contra quaisquer representantes partidários. Para funcionar, a democracia exige a convivência pacífica e a pluralidade de ideias e diferentes visões de mundo.

O Partido dos Trabalhadores conclama a sociedade a repudiar todo e qualquer episódio de intolerância e violência política. Exigimos a punição dos responsáveis pelos atentados criminosos.

Gleisi Hoffmann
Presidenta do Partido dos Trabalhadores