Boulos e Marta denunciam descaso de Nunes com vítimas de apagão em SP

“Nada justifica uma cidade com o caixa de São Paulo não ter um programa de prevenção. Não falta dinheiro, falta prefeito”, diz Boulos (PSOL), que tem como vice a ex-prefeita Marta Suplicy (PT)

Leandro Paiva

Para Boulos e Marta, novo apagão em São Paulo confirma o despreparo do prefeito bolsonarista

O candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL), que tem a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) como vice, confirmou presença em todos os debates esta semana, ao contrário de seu concorrente Ricardo Nunes (MDB). Na noite desta segunda-feira (14) Boulos estará na Band às 22h30 e na terça-feira (15) ele dará entrevista ao telejornal SP2 da TV Globo, a partir de 18h45.

Na quinta-feira (17), às 10h20, será a vez do debate promovido pela Rede TV, UOL e Folha de S. Paulo. Às 11h30 de sexta-feira (18), Boulos atenderá ao convite do SBT, Terra e Nova Brasil. No sábado (19), às 21 horas, será a vez do debate da TV Record e Estadão. A maratona da semana se encerra domingo (20), às 20 horas, na TV Gazeta/My News.

Leia mais: Rosário denuncia descaso e falta de compromisso de Melo com vítimas da enchente

O presidente Lula estará presente em agenda de campanha de Boulos e Marta no sábado (19).

Em clima de virada, Boulos e Marta estão reforçando a convocação à militância para intensificar as ações e evitar mais quatro anos de descaso com São Paulo. Eles apostam na força da mobilização nas ruas, especialmente nos bairros onde ainda não lideram as intenções de voto.

Apoio às vítimas do apagão

Além da intensa agenda de debates e entrevistas, nos próximos dias Boulos seguirá mostrando nos programas de rádio e tv, a omissão do atual prefeito e seu concorrente, Ricardo Nunes, diante do apagão da Enel após as chuvas ocorridas sexta-feira (11).

Inertes diante da cidade vivendo o caos, Boulos não só pediu providências às autoridades como foi para as ruas no final de semana ver a situação de perto e apoiar a população. Mais de 2 milhões de pessoas ficaram sem energia por mais de 48 horas.

Desde a noite de sexta-feira (11) Boulos vem mostrando em suas redes a falta de ações preventivas por parte da Prefeitura e da Enel, como também a inexistência de ações rápidas para a volta da energia e de socorro à população.

“Nada justifica uma cidade com o caixa de São Paulo não ter um programa de prevenção. Não falta dinheiro, falta prefeito”, postou em suas redes sociais, junto com vídeos mostrando casas destruídas por quedas de árvores, ruas sem luz, inclusive a sua, no bairro Campo Limpo.

Boulos expôs a face perversa de seu concorrente, privatista, e alertou a população para os riscos do mesmo ocorrer com a Sabesp, privatizada recentemente pelo governo do estado.

Nada justifica uma cidade com o caixa de São Paulo não ter um programa de prevenção. Não falta dinheiro, falta prefeito. Vamos mudar isso a partir de 1º de janeiro. Vote 5️⃣ 0️⃣

— Guilherme Boulos (@guilhermeboulos.bsky.social) Oct 13, 2024 at 17:06

Junto com vídeo de uma casa atingida por uma árvore que caiu, Boulos escreveu: “A cidade destruída. A população abandonada. É inacreditável”. Há também vídeo em que o próprio Boulos liga para o 156, da Prefeitura, comunicando sobre a queda de uma árvore em cima de um carro há dois dias e a resposta foi “sistema inoperante”.

“Esse é o resultado de uma cidade sem prefeito”, disparou ele no final do vídeo.

Prefeito inoperante, cidade abandonada.

[image or embed]

— Guilherme Boulos (@guilhermeboulos.bsky.social) Oct 13, 2024 at 16:12

Candidato pede providências

“Não deixaremos Nunes e Enel ficarem impunes!”, postou Boulos junto com nota do Painel da Folha de S. Paulo sobre seu pedido feito sábado (12) ao Ministério Público de São Paulo cobrando a atuação urgente da Prefeitura e da Enel para que atendam a população.

Não deixaremos Nunes e Enel ficarem impunes!

[image or embed]

— Guilherme Boulos (@guilhermeboulos.bsky.social) Oct 12, 2024 at 20:00

Boulos também conversou com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que suspendeu as férias e cobrou mais uma vez o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa (indicado pelo governo Bolsonaro), a tomada providências imediatas contra a Enel.

“Será que o Ricardo Nunes vai cobrar do seu aliado atender o pedido e romper o contrato com a Enel ou vai continuar fugindo da responsabilidade?”, disse Boulos. A solicitação ao MP pede que a conduta da Prefeitura e da Enel na gestão da crise seja investigada, além da apresentação de um plano efetivo de emergência, aplicação de multa de R$ 50 milhões por dia de apagão contra a empresa e ressarcimento dos danos aos paulistanos, entre outras iniciativas.

Marta Suplicy também foi às redes sociais para denunciar a inércia do prefeito bolsonarista. *Compartilhe seu relato do dia de caos em SP com a hashtag #cidadereal. Semáforos em colapso, alagamento, ônibus lotados, internet sem sinal e a cidade no escuro! A SP real não tem nada a ver com a propaganda de Nunes. Comenta aqui como está a sua situação, a rua onde mora… tem luz? #cidadereal”, afirmou a petista.

🚨*Compartilhe seu relato do dia de caos em SP com a hashtag #cidadereal*

Semáforos em colapso, alagamento, ônibus lotados, internet sem sinal e a cidade no escuro!

A SP real não tem nada a ver com a propaganda de Nunes.

Comenta aqui como está a sua situação, a rua onde mora… tem luz?
#cidadereal

[image or embed]

— Marta Suplicy (@martasuplicy.bsky.social) Oct 12, 2024 at 14:58

Apoios

Depois das declarações de apoio da deputada federal Tabata Amaral (PSB), do vice-presidente Geraldo Alckmin e do candidato do PSTU à Prefeitura, Altino Prazeres, o ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB), quinto colocado no primeiro turno, postou vídeo declarando voto em Guilherme Boulos.

“Obrigado, Datena! Vamos juntos enfrentar o crime e garantir uma São Paulo mais justa!”, postou Boulos junto com nota de Mônica Bergamo da Folha de S. Paulo.

Obrigado, Datena! Vamos juntos enfrentar o crime e garantir uma São Paulo mais justa!

[image or embed]

— Guilherme Boulos (@guilhermeboulos.bsky.social) Oct 13, 2024 at 10:51

Na sexta (11), a chapa Boulos e Marta lançou o novo jingle da campanha. “Vem, a mudança é agora! Meu voto é Boulos e Marta, chegou a hora!”, diz o refrão. No rádio e tv, Boulos e sua vice seguem destacando as principais propostas como o Poupatempo da Saúde, o CEU Profissões, o Hospital da Mulher, a ampliação da Guarda Civil Municipa com o dobro do efetivo e a entrega de 22 CEUs, além do projeto Jovem Empreendedor, com crédito para jovens criarem sua primeira empresa sem burocracia, ideia de Tabata Amaral.

Leia maisGleisi exalta fortalecimento do PT nas eleições municipais

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast