Pequenos negócios, grandes impactos: Sebrae se alia ao combate à fome
No B20 Summit Brasil 2024, realizado em São Paulo, Sebrae e CNI unem forças para lutar contra a desigualdade e fortalecer o empreendedorismo
Publicado em
No B20 Summit Brasil 2024, realizado nos dias 24 e 25 em São Paulo, líderes empresariais e governamentais de todo o mundo se reuniram para discutir propostas que vão nortear o próximo encontro do G20, em novembro, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, o Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) se uniram numa participação conjunta, assumindo o compromisso de mobilizar empreendedores na luta contra a fome, uma das grandes prioridades do governo Lula.
Força e união
O B20 Summit Brasil reuniu cerca de 400 líderes globais, evidenciando a força do empreendedorismo como motor de desenvolvimento econômico. Décio Lima, presidente do Sebrae, destacou a relevância dos pequenos negócios ao lembrar que eles representam mais de 95% das empresas brasileiras e são responsáveis por 55% dos empregos formais. “Estamos trazendo aqui, para este debate plural, a expressão não de pequenos, mas de grandes, grandes na quantidade e na importância econômica”, afirmou, recordando ainda que 60% da população brasileira tem pretensões empresariais e sonha em construir seu próprio futuro.
Leia mais: Efeito Lula: em um ano, insegurança alimentar severa cai 85% no país
A parceria entre o Sebrae e a CNI objetiva fortalecer pequenos negócios e promover o desenvolvimento para toda a população. Essa união também apoia iniciativas de segurança alimentar, especialmente para as comunidades mais vulneráveis. “Um mundo inovador, que traz qualidade de vida para todos nós, um mundo sustentável, que vai garantir uma existência planetária de longevidade, um mundo de uma economia crescente e formalizada: ele não pode ser um mundo de exclusão”, defendeu Décio.
Arma contra a fome
O empreendedorismo não é apenas uma atividade econômica, mas também uma poderosa ferramenta no combate à fome e no fortalecimento da segurança alimentar. Os pequenos produtores atuam como agentes de mudança, fornecendo alimentos frescos à comunidade e impulsionando a economia local. Décio Lima reforçou que o apoio a esses negócios ajuda a reduzir desigualdades e a promover o crescimento sustentável.
O evento ainda destacou os desafios do setor, como barreiras burocráticas, acesso a crédito e a necessidade de políticas públicas que incentivem o empreendedorismo. Propostas para diminuir esses gargalos e fortalecer as atividades são importantes para criar um ambiente que favoreça os negócios.
Passo importante
A atuação conjunta do Sebrae e da CNI no B20 Summit Brasil representa um passo importante para o país, colocando os pequenos empreendimentos no centro da construção de um futuro melhor para todos. Que essa iniciativa inspire governos, sociedade civil e setor privado a se unirem na luta por mais justiça social, mais igualdade e menos fome, no Brasil e no mundo.
Leia mais: Proposta do Brasil para acabar com a fome no mundo é aclamada no G20
Ouça o boletim da Rádio PT:
Da Redação