Em nota, Bancada do PT repudia ataques dos EUA à Venezuela
Texto oficial classifica ação como “afronta gravíssima à soberania”. Deputados petistas condenam intervenção militar e alertam para interesse no petróleo
Publicado em
A Bancada do PT na Câmara divulgou nota oficial neste sábado (3), condenando os ataques à Venezuela, e vários parlamentares petistas usaram suas redes sociais para repudiar “essa agressão criminosa” dos EUA. O líder Lindbergh Farias (RJ) assina a nota. “Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, diz o texto.
O deputado José Guimarães (PT-CE), líder do Governo na Câmara, criticou os ataques militares de Donald Trump à Venezuela. “Essa agressão criminosa dos EUA contra a Venezuela fere o direito internacional e a soberania do povo Venezuelano”, acusou o petista.
Manifestamos nossa mais veemente condenação ao ataque promovido pelos Estados Unidos contra a soberania nacional da Venezuela. Trata-se de uma grave violação do direito internacional, que afronta os princípios da autodeterminação dos povos, da não intervenção e do respeito à…
— José Guimarães (@guimaraes13PT) January 3, 2026
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, deputado Reimont (PT-RJ) afirma que soberania de uma nação é sagrada. “Bombas não trazem democracia, trazem morte e destruição. Repudio veementemente a intervenção militar de Trump na Venezuela. A soberania de uma nação é sagrada. O mundo precisa de paz e respeito ao Direito Internacional, não de mais guerra imperialista!”, criticou.
Trump se acha dono do mundo. Não está preocupado com os direitos civis do povo Venezuelano. Ele só olha para si mesmo.
São duas suas intenções:
– O Petróleo Venezuelano
– Ampliar seu poder na América LatinaTem nosso veemente repúdio.
— Reimont (@Reimont) January 3, 2026
De olho no petróleo
O deputado Alencar Santana (PT-SP) condenou os ataques criminosos de Trump à Venezuela. “É gravíssimo o que vem sendo noticiado sobre ações militares dos EUA na Venezuela. Intervenções externas nunca trouxeram democracia — só sofrimento aos povos.
A Venezuela tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo, e a história mostra que interesses econômicos costumam andar junto com ataques à soberania”.
O parlamentar defende o diálogo, a paz e o respeito ao direito internacional. “A soberania dos povos latino-americanos precisa ser respeitada”, destacou.
Nenhuma nação possui legitimidade para intervir em outra, muito menos para o uso da força militar.
Os EUA não são os donos do mundo e com seu ataque à Venezuela, além de interferirem em questões internas de um Estado soberano, geram instabilidade na América Latina e na América…— Dep. Alencar Santana (@AlencarBraga13) January 3, 2026
Para Paulo Pimenta (PT-RS) os Estados Unidos querem controlar os minerais venezuelanos. “Solidariedade à Venezuela que está sendo atacado por Donald Trump. Objetivo dos EUA é assumir o controle do petróleo e das riquezas minerais do país vizinho”, explicou o parlamentar.
Solidariedade a Venezuela que está sendo atacado por Donald Trump. Objetivo dos EUA é assumir o controle do petróleo e das riquezas minerais do país vizinho. pic.twitter.com/y0EJ8J11Og
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) January 3, 2026
A presidente da Comissão de Cultura, deputada Denise Pessôa (PT-RS), classificou os ataques de criminosos e inadmissíveis. “Bombardeios em Caracas, sob ordem de Donald Trump, ameaçam vidas civis e violam o direito internacional. A América Latina não é quintal de ninguém. Defendemos soberania, paz e autodeterminação. Intervenção não é solução. Solidariedade ao povo venezuelano”.
O deputado Rogério Correia (PT-MG) condenou os graves ataques à soberania venezuelana.
“Gravíssimo.Vice-presidente da Venezuela denuncia sequestro de Maduro!
Ação imperialista pode levar a conflitos generalizados pelo mundo. Rússia e China já condenaram ataque e Brasil vai fazer o mesmo, após reunião de emergência do governo, convocada pelo presidente Lula”.
O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) publicou em suas redes sociais uma nota do governo colombiano sobre os ataques dos Estados Unidos.
“Nossa Constituição é imperativa defende a independência e auto determinação dos povos e a não intervenção A igualdade entre os Estados e a solução pacífica dos conflitos e a defesa da paz Apoiados na nossa Constituição repudiamos a agressão militar dos Estados Unidos contra a República Venezuelana e expressamos nossa solidariedade ao povo e Governo da Venezuela.”
Leia mais declarações de deputados petistas sobre os ataques
Fernando Mineiro (RN) – “EUA atacam a Venezuela e dizem ter sequestrado Maduro. Venezuela confirma desaparecimento e pede prova de vida do presidente. Esses ataques violam a soberania nacional e são uma ameaça contra a América Latina. Nossa soberania e nossos territórios são inegociáveis”.
Jorge Solla (BA) – “Urgente. Os EUA, sob o governo do ladrão de petróleo Donald Trump, promovem ataques militares contra a Venezuela que atingem civis em Caracas. Uma grave violação
Da Redação PT na Câmara
Leia a íntegra da nota:
https://ptnacamara.org.br/ataque-a-venezuela-nota-da-bancada-do-pt/
