Relator da PEC da maioridade penal cede a pressões e altera texto

Após acordo entre partidos e o presidente da Casa, texto sugere alteração apenas para adolescentes que cometerem crimes graves 

17/06/2015- Brasília- DF, Brasil- Reunião ordinária para discussão e votação do parecer do relator dep. Laerte Bessa sobre a Maioridade Penal PEC 171/93. Foto: Alex Ferreira/ Câmara dos Deputados

O relator da proposta de emenda constitucional (PEC) 171/93, que trata da redução da maioridade penal, deputado Laerte Bessa (PR), decidiu alterar o relatório que será lido na comissão especial nesta quarta-feira (17). O Bessa irá propor a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos apenas nos casos de crimes hediondos, homicídio doloso, roubo qualificado e lesão corporal grave seguida por morte.

Entre os pontos importantes retirados do texto original está a previsão de um referendo, a realizar em 2016, para que a população rejeitasse ou validasse a mudança. O relator afirmou que parlamentares do PSDB e de partidos aliados enviaram sugestões para que o novo relatório fosse fechado.

Na primeira versão, Bessa propôs a redução da maioridade penal para 16 anos para qualquer crime. A mudança aconteceu após o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), fechar um acordo com os tucanos na casa para votar a PEC 171.

O relatório prevê ainda que os maiores de 16 e menores de 18 anos devem cumprir penas em locais separados dos adultos, com objetivos voltados para a educação e a ressocialização.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast