Benedita da Silva critica manifestações machistas e desrespeitosas contra Dilma
Em discurso na tribuna, deputada petista saiu em defesa da presidenta. Para ela, atitudes machistas são desrespeito contra todas as mulheres
Publicado em
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) ocupou a tribuna da Câmara na quinta-feira (16) para manifestar solidariedade à presidenta da República, Dilma Rousseff, e repudiar “toda forma de desrespeito ao gênero feminino”. Na avaliação da parlamentar petista, “é inadmissível” as manifestações desrespeitosas e comentários preconceituosos que tem sido dirigidos à presidenta Dilma.
“Tenho ficado perplexa, indignada com as manifestações machistas, desrespeitosas que acompanham os comentários preconceituosos dirigidos à presidenta Dilma Rousseff. É admissível em nome de defender o povo das ‘garras do governo’ usar palavras impróprias, rasteiras, aviltantes, às vezes até proibidas para ridicularizar aquela que representa a Nação Brasileira, trazida pelo povo ao Palácio do Planalto, legítima representante do nosso país”, afirmou Benedita da Silva.
De acordo com ela, o desrespeito atinge não só a presidenta da República, mas todas as mulheres. “É com indignação que me manifesto como mulher, mãe, esposa, avó e filha. Isso vale para qualquer mulher de qualquer classe social e raça. O que estão fazendo com a Presidenta Dilma Rousseff não se faz a nenhuma pessoa, é um desrespeito total a todas as mulheres, até mesmo àquelas que não concordam com suas ideologias. Dilma Rousseff não merece o que estão fazendo com sua imagem”, enfatizou a deputada do PT.
Nunca antes, acrescentou Benedita da Silva, “na trajetória de mais de trinta anos da minha vida pública assisti uma autoridade masculina receber tratamento de baixo nível vindo de pessoas ditas educadas, versadas, letradas, diplomadas, com certeza filho de uma mulher, pai de outra mulher, irmão de mais algumas mulheres e esposo também de uma envergonhada mulher diante dos xingamentos à mulher que é a imagem e semelhança de todas nós, a Presidenta Dilma Rousseff”.
Na avaliação da parlamentar petista, existe ódio nas expressões direcionadas à presidenta Dilma. “Incomoda aos que destilam esse ódio a possibilidade da mistura de raças, incomoda o fato de hoje todo mundo poder viajar de avião, andar de carro novo, ter endereço certo e casa própria, comida na mesa; os jovens de periferia estão na faculdade. Incomoda a ascensão de classes que causou uma revolução social no Brasil”.
Benedita da Silva ressaltou ainda que a presidenta Dilma tem recebido apoio de várias pessoas que não votaram nela, mas não concordam com as agressões que a presidenta vem sofrendo. “Tenho lido várias manifestações de pessoas que não são do PT, não votaram em Dilma, mas são pessoas com caráter e respeito às mulheres e, por isso, têm se manifestado contrariamente às essas manifestações machistas”.
Para a deputada da Bancada do PT, a força da presidenta da República está no fato dela acreditar no Brasil e defendeu a resistência aos opressores. “Presidenta Dilma, sei que está em jogo a soberania nacional. A senhora já enfrentou momentos de grandes dificuldades políticas e não renunciou aos seus ideais e aos seus compromissos com a democracia. Resista aos homens das cavernas, aos senhores de engenho, aos que não sabem o que é amar. Seu caráter e determinação aumenta ainda mais minha admiração por você. Não é à toa que é chamada de “Coração Valente”. Dilma, você é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”, finalizou a petista.
Por Gizele Benitz, do PT na Câmara