A cada cinco dias, uma mulher é vítima de feminicídio no RJ

Levantamento feito pelo Dossiê Mulher mostrou também que, em 2018, 12 mulheres foram vítimas de estupro por dia

Elza Fiuza/Agência Brasil

O feminicídio foi tipicado como crime hediondo em março de 2015

A cada cinco dias uma mulher é vítima de feminicídio no estado do Rio de Janeiro. No ano de 2018, 71 mulheres foram assassinadas pelo fato de serem mulheres, de acordo com o Dossiê Mulher, estudo feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) e divulgado pelo G1.

O estudo levantou ainda que mais de 62% desses assassinatos aconteceram dentro das casas das vítimas e mais de 56% foram cometidos por companheiros e ex-companheiros.

O “Dossiê Mulher” também trouxe um levantamento sobre violência sexual e mostrou que 70% das vítimas de estupro são menores de idade, ou seja, 3.165 crianças e adolescentes sofreram abuso em 2018. E destes casos, 62% foram cometidos por pais, padrastos ou conhecido das vítimas, e 52,8% aconteceram dentro de casa.

Ao todo, 24.882 mulheres sofreram violência no Rio de Janeiro em 2018. Mais de 60% desses casos também dentro de casa.

Estupros

O Dossiê Mulher trouxe outro dado horripilante: em média, 12 mulheres foram estupradas por dia no Rio de Janeiro em 2018. Foram mais de 4,5 mil casos registrados pela polícia.

Além disso, segundo o estudo, a cada 24h, quatro mulheres sofreram lesão corporal. E também, quatro mulheres, por dia, foram vítimas de ameaças.

Em relação aos agressores, 70% eram conhecidos das vítimas, e 60% dos casos aconteceram dentro de casa.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT com informações do G1

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast