“A educação é fundamental para a redução das desigualdades regionais”, diz Lula

Presidente assinou, nesta sexta-feira (19), decreto para implantação, em Fortaleza, do primeiro campus avançado do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, com investimento de R$ 115 milhões

Ricardo Stuckert

Lula: gratidão ao estado do Ceará

Em um marco histórico para a educação, o presidente Lula assinou, nesta sexta-feira (19), na Base Aérea de Fortaleza (CE), decreto de implantação do campus avançado do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), que será construído na unidade militar com investimentos de R$ 115 milhões. Durante o evento, no qual também foi lançada a pedra fundamental da obra, Lula destacou que a iniciativa faz parte do esforço do governo para reduzir as desigualdades regionais e que, nesse sentido, a educação é um instrumento fundamental.

“A vida inteira eu tive uma obsessão de terminar as desigualdades entre o Nordeste e o restante do Brasil. Eu não quero que o Nordeste tenha as coisas tiradas dos outros estados. A única coisa que eu quero é que o Nordeste tenha a mesma oportunidade que tem qualquer outro estado dos mais ricos desse país. E a educação é a base fundamental”, disse Lula.

O campus avançado do ITA no Ceará será a segunda unidade do Instituto e a primeira fora da cidade de São José dos Campos (SP). A partir da assinatura do decreto, serão realizadas reformas e ampliações para plenas atividades em 2027. Essa unidade abrigará dois novos cursos estratégicos e inovadores, que não são lecionados no município paulista: Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas.

A ideia do governo é que o vestibular para os dois cursos ocorra ainda em 2024. A primeira turma deverá ser acolhida em 2025 e em 2026, no campus de São Paulo — e, em 2027, as atividades serão passadas para a unidade do Ceará.

Investimentos

Em dezembro de 2023, o Ministério da Educação e o Governo do Ceará assinaram convênio no valor de R$ 50 milhões para a realização da primeira etapa de construção das instalações. Nessa fase inicial, serão executadas obras de construção dos alojamentos, das salas de aulas e dos laboratórios necessários à implantação dos cursos de Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas.

Além desse montante, o MEC já firmou o compromisso de repassar mais R$ 30 milhões em 2024 e R$ 35 milhões em 2025. Ao todo, serão R$ 115 milhões em recursos federais.

A escolha da Base Aérea de Fortaleza para sediar os novos cursos do ITA é fruto de estudos técnicos realizados pelos ministérios da Defesa e da Educação, que concluíram pela viabilidade da primeira expansão do Instituto fora de São Paulo. A localização é privilegiada, por ser o Nordeste o maior produtor nacional de energias renováveis, despontando no desenvolvimento do hidrogênio verde.

O investimento busca oferecer aos estudantes do Nordeste a formação de excelência do ITA, bem como potencializar a região no âmbito das energias renováveis. Com isso, é esperada a ampliação da capacidade científica e de desenvolvimento industrial do Brasil, a partir de dois cursos promissores e alinhados com a estratégia de sustentabilidade do país e a inovação.

ITA

O ITA é uma instituição de ensino superior pública do Comando da Aeronáutica, localizada na cidade de São José dos Campos (SP). Além disso, é um centro de excelência, com cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins da engenharia. O setor aeroespacial, por exemplo, é o de maior destaque.

O Instituto é conhecido nacional e internacionalmente, além de ter um dos processos seletivos mais difíceis do Brasil. Uma de suas marcas é o percentual de aprovações de estudantes de escolas cearenses – uma média de 40%.

Nesse contexto, ao se considerar o alto índice de aprovação desses alunos no ITA, somado à infraestrutura já existente e relevante da Força Aérea Brasileira, os ministérios da Defesa e da Educação identificaram a viabilidade de cooperação entre as duas pastas. Nesse sentido, o foco é ampliar a capacidade de desenvolvimento tecnológico e de educação de alto nível na região, adotando o ITA como referência.

Gratidão ao Ceará

Durante o evento, Lula afirmou que a instalação do campus avançado em Fortaleza é um reconhecimento ao destaque do estado do Ceará na área da educação. “A decisão de trazer o ITA para cá é uma dívida de gratidão pelo que vocês fizeram e pelo que vocês dizem a nós, brasileiros, o que pode ser feito na educação desse país, mesmo sendo o estado não muito rico”, disse, acrescentando que “esse dia é gratificante para mim”.

“O orgulho que eu tive de estar aqui hoje, de assinar esse decreto, ver essas crianças todas, é uma coisa que me faz crer que esse país só é pobre porque esse país sempre foi governado por gente da cabeça pequena, por gente que sonhava pequeno, por gente que só pensava neles”, afirmou.

Educação, prioridade dos governos do PT

O ministro da Educação, Camilo Santana, fez um retrospecto de vários investimentos que Lula fez para o desenvolvimento do setor no Ceará desde o seu primeiro governo.

“Presidente Lula, queria terminar lhe agradecendo, lhe agradecendo do fundo do coração, estou até emocionado, porque para mim é um dia histórico para o Ceará, é um dia histórico para educação do Nordeste brasileiro. O senhor não sabe, o senhor não sabe essa ação que o senhor está fazendo para o Nordeste brasileiro, para o Ceará, porque nenhum país, nenhum estado vai crescer sem dar educação para o nosso povo”, enfatizou.

O ministro da Defesa, José Múcio, disse que é questão de merecimento os cearenses receberem o campus avançado do ITA. “Aqui os governadores tiraram a educação da retórica e passaram para a prática. Esse foi o estado que mais investiu em educação no Brasil”, afirmou. “Hoje, nós fazemos uma redenção para o Nordeste brasileiro a partir daqui. Os cearenses merecem esse trabalho que nós estamos fazendo”, acrescentou.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, ressaltou que a implantação do campus dá nova perspectiva aos estados do Nordeste, além de ser importante para a redução das desigualdades regionais. “O ITA em Fortaleza é mais um símbolo do que o Nordeste voltou a ter vez com o presidente Lula”, enfatizou.

A ministra também afirmou que, no governo Lula, a ciência está a serviço dos desafios do Brasil e da vida do povo. “Aqui não há espaço para negacionismo. A ciência não é algo para poucos, é para muitos. Pelo contrário, nós não queremos elitizar a ciência. Nós queremos popularizar a ciência. E é essa a convicção que tem o presidente Lula. A ciência é para muitos e é para aqueles que mais precisam”, pontuou.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, definiu a cerimônia como um “marco histórico” da educação, da pesquisa e do desenvolvimento para o estado. Além do novo campus do ITA, ele citou outros investimentos levados por Lula para a população cearense.

“Presidente Lula, nós lhe somos muito gratos, porque esse estado, quando vossa excelência foi eleito presidente a primeira vez, ele só tinha três institutos federais. Hoje, presidente, graças ao seu governo e da presidenta Dilma, o Ceará tem 35 institutos federais espalhados pelo interior. Esse estado, no seu governo, teve a maior ampliação da Universidade Federal do Ceará, e nós ganhamos a Universidade Federal do Cariri”, disse Freitas.

Da Redação, com site do Planalto