A ‘indústria de mentiras’ de Bolsonaro virou notícia no mundo todo

Esquema de fraude eleitoral via WhatsApp, revelado pela Folha, foi manchete no New York Times, The Guardian, Le Figaro, Washington Post e outros veículos

O vultoso esquema de caixa 2 e fraude eleitoral de Jair Bolsonaro — revelado pela Folha de S.Paulo nesta quinta (18) — está repercutindo no mundo todo. Veículos como o New York Times, o jornal inglês The Guardian e o Washington Post destacaram a “indústria de mentiras” financiada por aliados do candidato.

A reportagem da Folha mostra que empresários ligados ao candidato estão financiando propaganda em massa contra o PT no WhatsApp, cujos contratos chegam a 12 milhões. Um deles é o Luciano Hang, dono da Havan e histriônico apoiador do candidato do PSL.

O site do New York Times destaca, em texto da agência Reuters, a resposta de Fernando Haddad ao ataque e pontua que a difusão de informação falsa via internet “se generalizou nos preparativos para o segundo turno presidencial”. Já The Telegraph, do Reino Unido, falou da acusação de uma rede criminosa.

O Buzzfeed News registra que o “escândalo imenso” no Brasil ofuscou um evento convocado pelo Facebook nos Estados Unidos para comemorar o avanço no… combate às fake news nas eleições. Vale lembrar que a empresa é dona do WhatsApp.

O site americano aponta que as empresas que apoiam Bolsonaro “usaram o banco de dados de patrocinadores de Bolsonaro, bem como bancos de dados de números de telefone de terceiros” para transmitir as mensagens. Já o francês Le Figaro destaca a denúncia de violação das leis eleitorais brasileiras –  o financiamento empresarial de campanha foi proibido em 2016.

O alerta de Haddad para a rede criminosa também foi manchete no chileno La Tercera, o argentino Clarín e em agências como Efe, AP, e AFP.

O Jornal El País destacou que a trama final das eleições é que o whatsapp havia se transformado em fonte de informação de muitas pessoas, com diversas notícias falsas contra o Partido dos Trabalhadores.

O jornal português Público realçou o pedido de impugnação de candidatura de Jair Bolsonaro feita pelo PT, por conta do crime eleitoral cometido pelo candidato.

O Le Monde chamou a atenção para as fake news que vêm circulando contra o PT e Fernando Haddad, produzidas pela “fábrica de mentiras” de Jair Bolsonaro.

Os jornais Corriere Della Sera, Deutsche Welle e Daily Mail também estamparam em suas matérias a prática ilegal cometida pelo candidato do PSL.

Da Redação Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast