Anúncios de investimentos e parcerias marcam participação de Lula na Cúpula CELAC-UE

Evento realizado em Bruxelas foi passo importante para a recuperação do prestígio do Brasil junto à comunidade internacional

Ricardo Stuckert

O presidente Lula, durante a III Cúpula CELAC-União Europeia

A participação do presidente Lula na III Cúpula CELAC-União Europeia, realizada em Bruxelas, na Bélgica, foi mais um avanço importante para a recuperação do prestígio e da confiança do Brasil na comunidade internacional, sobretudo em temas ligados à preservação do meio ambiente, à defesa da democracia e da paz mundial. Anúncios de investimentos estrangeiros no país e a intensificação de parcerias bilaterais são alguns dos resultados que Lula trará na bagagem.

“Havia oito anos que essa reunião não acontecia. E é muito importante porque aqui você está numa reunião de que participam todos os presidentes da Europa e todos os presidentes da América Latina e Caribe. É a oportunidade não apenas de você fazer acordos, discutir ações conjuntas, políticas de investimentos, como é extremamente importante fazer reuniões bilaterais com presidentes para que você discuta a aproximação do Brasil com o mundo. Eu tenho feito muitas bilaterais”, disse Lula ao jornalista Marcos Uchôa, nesta terça-feira (18), durante a live Conversa com o Presidente.

Lula também afirmou estar orgulhoso com a recuperação do prestígio do Brasil, após quatro anos de isolamento internacional. “Eu estou achando a reunião extraordinária. Eu fico muito feliz com o carinho que as pessoas tratam a volta do Brasil. Todo mundo muito feliz e sinto orgulho de ser brasileiro por conta disso”, comentou. “E todos esses encontros dentro de um espaço em que a gente não precisa sair para lugar nenhum”.

Investimentos

A agenda de encontros bilaterais do presidente não só foi intensa como também trouxe resultados importantes para o Brasil. Na segunda-feira (17), por exemplo, a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, revelou que o bloco europeu está disposto a investir mais de 45 bilhões de euros (cerca de R$ 242 bilhões) no Brasil e nos outros países da América Latina e do Caribe.

No mesmo dia, Lula participou de reunião com o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodriguez, e o representante da oposição na Venezuela, Gerardo Blyde, para discussões sobre as eleições venezuelanas do ano que vem.

Mais recursos para a Amazônia

Outro contato mantido por Lula foi com a primeira-ministra do Reino da Dinamarca, Mette Frederiksen, nesta terça-feira (18). A premiê, em seu primeiro encontro com o presidente brasileiro, anunciou a intenção de aprovar uma contribuição para o Fundo Amazônia no orçamento dinamarquês, em mais uma demonstração de confiança da comunidade internacional no compromisso do Brasil com a preservação do meio ambiente. Os dois líderes conversaram sobre meio ambiente e combate à desigualdade, e fizeram convites recíprocos para visitas ao Brasil e à Dinamarca.

Com o primeiro-ministro do Reino da Suécia, Ulf Kristersson, Lula conversou sobre os caças Gripen, utilizados pela Força Aérea Brasileira (FAB) por meio de um contrato entre Brasil e Suécia para a produção das aeronaves, envolvendo a Embraer e a SAAB Brasil. O primeiro-ministro convidou o presidente brasileiro a visitar a Suécia, ao que Lula retribuiu, convidando Kristersson para vir ao Brasil acompanhado de uma missão comercial, no ano que vem.

O Programa Gripen Brasileiro teve início em 2013, quando a SAAB Brasil venceu a concorrência do Programa F-X2, destinado à modernização da frota da FAB. No mês de maio, Lula inaugurou uma linha de produção do Gripen em uma fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde estão programados o desenvolvimento e a fabricação de 36 unidades. A previsão é de que o último caça seja entregue em 2027.

A agenda de Lula para a terça-feira incluiu também reuniões bilaterais com o chanceler federal da Áustria, Karl Nehammer, e com o chanceler da República Federal da Alemanha, Olaf Scholz.

“Me reuni rapidamente com o Chanceler da República Federal da Alemanha, @Bundeskanzler, e combinamos de fazer uma nova reunião em dezembro, na Alemanha, com a presença de ministros dos dois governos para aprofundar a agenda entre nossos países em vários temas, como investimentos industriais e em energia renovável”, tuitou Lula.

Protagonismo do continente

A III Cúpula CELAC-União Europeia também foi um avanço na retomada do protagonismo das nações latino-americanas e caribenhas nos debates globais. Durante o encontro, os governantes da região marcaram posição ao exigirem que o acordo Mercosul-União Europeia garanta igualdade de condições para as partes enfrentarem desafios como as mudanças climáticas, a desigualdade social e o desemprego.

Outro tema importante tratado na cúpula foi a guerra entre Rússia e Ucrânia. Ao discursar, Lula voltou a defender a busca de um acordo para pôr fim ao conflito, que vai completar um ano e meio em agosto. Segundo afirmou o presidente, a guerra “lança sobre o mundo o manto da incerteza e canaliza para fins bélicos recursos até então essenciais para a economia e programas sociais”.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast