Após PEDEX, PT deve ampliar número de diretórios pelo país
Mais de 10 mil petistas foram às urnas, no último final de semana, para eleger direções municipais.
Publicado em
No último domingo, o PT realizou o PEDEX (Processo extraordinário de Eleições Diretas) para renovar suas direções municipais em 534 municípios.
Atualmente o PT está organizado em 47% dos 5.570 municípios brasileiros, mas a perspectiva é de que após o PEDEX o PT tenha diretórios em 57% do país. Até o momento, 68% dos municípios participantes informaram os resultados.
Durante o 6º Congresso do PT, realizado durante o primeiro semestre de 2017, já haviam sido eleitas as direções municipais em 2.622 municípios.
Através do PEDEX os municípios que não conseguiram constituir um Diretório Municipal durante o 6º Congresso, puderam eleger agora sua direção municipal. Além de ampliar em 20% o número de municípios com o PT organizado, o PEDEX reduzirá o número de Comissões Provisórias.
O PT considera fundamental que as suas direções estejam alicerçadas pelo voto de seus filiados e filiadas, fortalecendo a nossa democracia interna e garantindo a participação das mulheres, dos jovens e dos negros e negras em nossas direções.
Foram inscritas para participar do PEDEX 549 candidatos e candidatas para os cargos de Presidente e 692 chapas municipais, compostas por 4.416 filiados e filadas que disputarão uma vaga nos novos Diretórios Municipais.
Da Redação da Agência PT de Notícias