Aprovação da PEC 215 é um grande passo para o extermínio de indígenas, afirma Pimenta

Em nota, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Paulo Pimenta (PT-RS), explica que essa proposta aumentará os conflitos e consequentemente o número de assassinatos de índios

Palmas (TO) - Indígenas de diversas etnias interrompem as competições dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas em protesto contra a PEC 215 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), por meio do presidente, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), afirmou em nota que a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que muda as regras para a demarcação de territórios tradicionais indígenas e quilombolas, aumentará os conflitos, o número de assassinatos e será um grande passo para o “extermínio” de indígenas.

Segundo a nota, divulgada no final de semana, são registrados dezenas de assassinatos de índios anualmente e que, muitas vezes, os homicídios são praticados por milícias armadas contratadas por fazendeiros.

“A Proposta de Emenda à Constituição 215 impossibilita na prática futuras demarcações e abre caminho para o retrocesso em áreas já reconhecidas como tradicionais. Sua eventual aprovação significaria mais um passo para o extermínio de indígenas enquanto tais em pleno Século XXI”, disse.

Para que os interesses de um grupo econômico não prevaleça sobre a vida e a diversidade humanas, Paulo Pimenta afirma que ele e a bancada de deputados que defende os direitos humanos irão trabalhar para que a proposta seja derrubada em plenário.

De acordo com a nota divulgada pela CDHM, o direito dos indígenas sobre as terras que ocupam é garantia em cláusula pétrea da Constituição Federal.

“A PEC 215 permite a instalação, em terras indígenas, de redes de comunicação, rodovias, hidrovias e outras edificações de serviços públicos. Prevê possibilidade de partilha, permuta e arrendamento dessas áreas. Além do impacto ambiental catastrófico que isso representará, a proposta trata a terra indígena como uma propriedade rural”, afirma o texto.

A matéria aprovada na comissão autoriza o uso de forças militares e policiais dentro das terras indígenas independentemente de consulta às respectivas comunidades. O que, segundo Pimenta, contraria a Convenção n° 169 da Organização Internacional do Trabalho sobre Povos Indígenas e Tribais, da qual o Brasil é signatário.

“Essa norma, de hierarquia supralegal, estabelece a necessidade de consulta aos povos interessados sobre qualquer medida que possa afetá-los. A violação desse e de outros tratados podem levar à responsabilização internacional do Brasil”.

O texto da CDHM explica que a PEC veda a ampliação da terra indígena já demarcada e disposição segundo qual as demarcações só podem ocorrer em terras ocupadas pelos indígenas em outubro de 1988 – requisito que o substitutivo aprovado estendeu aos remanescentes de quilombos.

No entanto, segundo Pimenta, nem todos os indígenas e quilombolas estavam sobre suas terras quando a Constituição foi promulgada. “Esses povos, não em tempos remotos, mas ainda no século XX, sofreram uma política de expulsão”, afirmou em nota.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias

PT Cast