Atingidos por barragens e catadores encaminham cartas a Lula e Esquivel

Movimentos sociais reafirmam sustentação ao presidente na luta democrática e apoiam campanha pelo prêmio Nobel da Paz

Joka Madruga/Agência PT

Militantes na vigília Lula livre nesta quinta-feira (19)

Dois movimentos sociais fundamentais na luta pela democracia encaminharam cartas ao ex-presidente Lula e ao prêmio Nobel da Paz, Adolfo Perez Esquivel, nesta quinta-feira.

O Movimento dos Atingidos por Barragens e o Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis repassaram a assessores de Lula mensagens em que reafirmam a ele o compromisso com o enfrentamento do autoritarismo e com a defesa da inocência do presidente. Nas cartas entregues a Esquivel, eles apoiam a indicação de Lula para o prêmio Nobel da Paz.

“A intenção da iniciativa é enviar uma mensagem do movimento ao Lula, reafirmando o compromisso com a luta democrática, por direitos e pelo direito de Lula ser candidato nas eleições deste ano para que o povo possa votar nele”, diz Robson Formica, coordenador do MAB.

Na carta a Esquivel, o MAB avaliza a candidatura de Lula ao prêmio Nobel da Paz deste ano. “Consideramos que a paz é fruto da justiça social, de uma sociedade igualitária e fraterna. Os governos Lula caminharam nesse sentido, ao incluir parte expressiva da população que era esquecida pelo Estado”, afirma.

A atuação pacífica e pacificadora de Lula é clara também na política exterior dos seus governos, aponta Formica. “O que vimos na área internacional foi a tentativa de resolver as situações não pelo conflito, mas pela negociação, mesmo quando o Brasil tinha interesses diretos na questão”, diz Formica.

A carta dos Catadores para Lula é um agradecimento por tudo o que ele fez pelo Brasil e pela categoria. “A gente considera que nossa história se divide em antes e depois de Lula, pelas políticas públicas que fez”, afirma Carlos Alencastro Cavalcanti, coordenador do MNCR.

Ele cita a Política Nacional de Resíduos Sólidos como a principal ação dos governos Lula nessa área. Na carta entregue a Esquivel, o MNCR apoia a campanha para dar a Lula o prêmio Nobel da Paz deste ano. “Só tirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU já basta para justificar a premiação”, diz Cavalcanti.

Por Luis Lomba, de Curitiba, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast